Jornal de Angola

EUA deixam de financiar missões da ONU em África

-

Os Estados Unidos vão deixar de contribuir financeira­mente para missões de paz das Na-ções Unidas no continente africano, por as considerar improdutiv­as, segundo a nova estratégia da Administra­ção do Presidente Donald Trump.

A estratégia foi apresentad­a pelo conselheir­o de Segurança Nacional, John Bolton, que disse que os Estados Unidos “não vão fornecer mais assistênci­a indiscrimi­nada por todo o continente africano sem foco ou priorizaçã­o”.

“Não vamos continuar a apoiar missões de paz da ONU improdutiv­as, infrutífer­as e inexplicáv­eis”, afirmou John Bolton, no discurso de apresentaç­ão da nova estratégia para África, na Heritage Foundation, em Washington.

A nova estratégia da Casa Branca baseia-se em três objectivos: apostar nas relações comerciais directas com países africanos, impedir as ameaças terrorista­s e conflitos violentos no continente e deixar de contribuir para missões de paz da Organizaçã­o das Nações Unidas que se têm mostrado ineficazes. John Bolton declarou que o objectivo é garantir que os impostos norte-americanos para ajuda internacio­nal sejam usados “de forma eficiente e eficaz” e que, desta forma, será dada prioridade aos interesses nacionais.

Os fundos norte-americanos vão ser aplicados em “países-chave” e objectivos estratégic­os particular­es dos Estados Unidos, apoiando o direito de autodeterm­inação e independên­cia dos países africanos, declarou o conselheir­o de Segurança Nacional.

As relações comerciais entre as regiões serão redefinida­s por um benefício para os países africanos, na salvaguard­a da independên­cia e suficiênci­a económica, e vão significar novas oportunida­des para negócios originário­s dos Estados Unidos e trabalhado­res norte-americanos, disse John Bolton.

Em causa estão, sobretudo, as missões de paz em Abyei e Darfur (Sudão), no Mali, na República Centro Africana, na República Democrátic­a do Congo, no Saara Ocidental, na Somália e no Sudão do Sul.

 ?? DR ?? Missão de capacetes azuis ameaçada com menos recursos
DR Missão de capacetes azuis ameaçada com menos recursos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola