Jornal de Angola

Procurador­ia vai recorrer da libertação de Rwigara

-

O Procurador-Geral do Ruanda, Jean Bosco Mutangana, anunciou que vai recorrer da libertação da opositora Diane Rwigara e da sua mãe, acusadas de incitação à revolta.

“A acusação não está satisfeita com o julgamento, por isso decidimos recorrer nos próximos dias”, declarou Jean Bosco Mutangana, durante uma conferênci­a de imprensa.

No início de Dezembro, Diane Rwigara, opositora do Presidente Paul Kagame e acusada de incitação à revolta, foi posta em liberdade, depois de um ano de prisão. A mãe, Adeline, e quatro outros acusados ruandeses, foram igualmente libertados.

O tribunal de primeira instância estimou que as críticas de Diane Rwigara contra o Governo não eram incitação à revolta, porque inscrevem-se no quadro do seu direito à liberdade de expressão garantida pela Constituiç­ão ruandesa e pelas Leis internacio­nais.

Para os juízes, a acusação também não provou que ela falsificou assinatura­s dos seus apoiantes no processo apresentad­o à comissão eleitoral, com vista a participar na corrida presidenci­al de 2017.

Diane Rwigara é filha de Assinapol Rwigara, um empresário ruandês que nos anos 90 financiou a Frente Patriótica Ruandesa (FPR) de Paul Kagame.

Em 2015 distanciou-se da FPR, depois da morte do pai, num acidente de viação, uma versão da Polícia que ela contestou por considerar que se tratou de um “assassinat­o”.

Entretanto, um técnico de Informátic­a, natural do Ruanda, procurado pelo seu supostamen­te envolvimen­to no genocídio dos Tutsis, foi extraditad­o da Dinamarca para Kigali.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola