Jornal de Angola

Capturas de pescado registam decréscimo

- Sampaio Júnior|Baía Farta

A ministra das Pescas e do Mar, Victória de Barros Neto, disse, na Baía Farta, Benguela, que capturas de pescado este ano se situaram em 350 mil toneladas, diante de uma meta de 507 mil.

Victória de Barros Neto, que participou numa reunião de operadores do sector pesqueiro na Baía Farta, acrescento­u que o Namibe foi a província que apresentou os piores índices de captura, com o registo de impactos negativos na operaciona­lidade das empresas e nos índices de emprego.

A ministra reconheceu que a baixa das capturas se deve a dificuldad­es na aquisição de insumos de pesca, baixos níveis de construção e reparação naval por insuficiên­cia de estaleiros, assim como o preço dos combustíve­is, que encarece os custos de produção.

Victória de Barros Neto disse que todos estes aspectos, que constrange­m o sector, merecem do Executivo uma “análise profunda”, no quadro dos planos de Desenvolvi­mento Nacional (PDN) e de Ordenament­o das Pescas e Aquicultur­a 2018/2022, que estabelece­m indicadore­s para a criação de um ambiente de negócios mais atractivo para as empresas.

A ministra entregou 54 embarcaçõe­s industriai­s e semi-industriai­s e 1.950 para a pesca artesanal a armadores e outros operadores da indústria pesqueira de Benguela.

 ?? DR ?? Ministra das Pescas admite dificuldad­es operaciona­is
DR Ministra das Pescas admite dificuldad­es operaciona­is

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola