Jornal de Angola

Angola organizou Afrobasket há 29 anos

- Anaximandr­o Magalhães

Quase três décadas depois, precisamen­te a 16 de Dezembro de 1989, Angola organizou no Pavilhão Gimnodespo­rtivo da Cidadela, em Luanda, a 15ª edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket.

Ao chamar a si de forma inédita a maior festa da bola ao cesto africana, a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l, orientada na altura por Victorino Cunha, o precursor da senda dourada, comemorou também, de modo insólito, a conquista do título, isso a 28 do referido mês e ano.

O país voltou a albergar um Africano das Nações, dez anos depois, em 1999. Volvidos oito anos, em 2007, mereceu novamente a confiança da FIBA-África e acolheu o evento disputado pela primeira vez até hoje, em cinco cidades sedes: Luanda, Cabinda, Huambo, Benguela e Huíla.

Depois de ter conquistad­o pela primeira vez, em 1983, em Alexandria, Egipto, a medalha de prata, sob comando de Wlademiro Romero, coadjuvado por Tony Sofrimento e Beto Portugal, o combinado angolano repetiu o feito em 1985, em Abidjan, Costa do Marfim, já sob os auspícios de Victorino Cunha.

Em 1987, na cidade de Abidjan, Costa do Marfim, o "cinco" nacional, sempre sob a batuta de Cunha, caiu para o terceiro lugar. O ano de 89, deu início ao caminho de conquistas de Angola pela África do basquetebo­l.

Jean Jacques da Conceição, José Carlos Guimarães, Aníbal Moreira, Manuel Sousa “Necas”, Paulo Macedo e Ângelo Vitoriano eram as principais referência­s da equipa. O Ouro de Luanda abriu alas à hegemonia, com os troféus de 1991, no Cairo, Egipto, 1993, em Nairobi, Quénia, sendo este o último campeonato ganho por Victorino Cunha.

Em 1995, em Argel, Argélia, coube a Romero erguer a taça. Os outros títulos foram em 1999, em Luanda, 2001 (Argel) , 2003 (Alexandria) e 2005 (Argel), arrebatado­s com Mário Palma no leme. Em 2007 (Luanda), Alberto de Carvalho "Ginguba". 2009 (Benghazi e Tripoli), Luís Magalhães, e em 2013 (Abidjan), Paulo Macedo.

 ?? DR ?? Logotipo da prova de 1989
DR Logotipo da prova de 1989

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola