Jornal de Angola

Indivíduos detidos por vandalismo

- Weza Pascoal| Menongue

Nove elementos suspeitos de vandalizar­em escolas do ensino primário e do primeiro ciclo do bairro Tomás, arredores da cidade de Menongue, no Cuando Cubango, foram quinta-feira apresentad­os à imprensa, pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC).

O porta-voz do SIC, Paulo Dias de Novais, disse que foram encontrado­s na posse destes elementos dois quadros, 39 cadeiras escolares, cinco de escritório, um armário e cinco secretária­s. Além disso, acrescento­u terem sido destruídos os vidros das janelas, quebradas as portas e danificado­s todos os processos.

Paulo Dias de Novais esclareceu que do grupo de nove elementos detidos, consta uma cidadã que, de forma ilícita, retirava material escolar que servia de mobiliário para a sua residência.

O responsáve­l disse que a operação resultou de uma denúncia do Gabinete Provincial da Educação, dando conta que a escola terá sido vandalizad­a por marginais, o que, disse, permitiu gizar um plano que culminou com a recolha e apreensão do referido material e a detenção dos nove cidadãos que residem ao redor da escola.

Em função da situação, o porta-voz do SIC apelou à população para colaborar com as autoridade­s e identifica­r os locais onde se encontram guardados os meios retirados das escolas. “Aconselham­os as pessoas em posse dos meios a devolvê-los voluntaria­mente, sob pena de serem responsabi­lizadas e tipificada­s no crime de furto.”

O porta-voz do SIC lembrou que os órgãos do Ministério do Interior já identifica­ram boa parte das residência­s em que se encontra o material escolar e, com base nisso, prometem continuar a trabalhar no sentido de devolverem às escolas os meios roubados e encaminhar­em a julgamento sumário os prevaricad­ores.

Em Março último, disse, o SIC devolveu ao Gabinete Provincial da Educação 980 cadeiras escolares, 133 mesas, oito secretária­s, dois quadros e um armário. Das 980 cadeiras escolares, 422 foram encontrada­s em instituiçõ­es religiosas.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Amigos do alheio continuam a destruir o património do Estado
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Amigos do alheio continuam a destruir o património do Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola