Jornal de Angola

UNITA quer “verdadeiro combate à corrupção”

-

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, exigiu ontem, em Viana, das autoridade­s “um verdadeiro combate à corrupção” e uma efectiva descentral­ização administra­tiva, bem como a realização de autárquica­s em 2020 em “todos os municípios do país”.

A UNITA desafiou ontem, em Luanda, o Executivo a encetar "um verdadeiro" combate à corrupção em Angola e uma efectiva descentral­ização administra­tiva.

O desafio do maior partido da oposição foi feito pelo seu presidente, Isaías Samakuva, ontem, na abertura dos trabalhos da quarta reunião ordinária da comissão política que termina hoje.

Isaías Samakuva desafiou ainda o Executivo a realizar, a partir de 2020, autárquica­s locais em todos os municípios do país.

O Executivo, tal como consta na Constituiç­ão da República de Angola, vai realizar as autarquias locais de forma gradual. O processo decorre até 2030.

O líder da UNITA indicou que a comissão política do partido tem de marcar a data do congresso, provavelme­nte para o próximo ano, e instou os 251 membros das 18 províncias do órgão máximo entre congressos a lutarem

O líder da UNITA indicou que a comissão política tem de marcar a data do congresso, provavelme­nte para o próximo ano, e instou os 251 membros a lutarem pela definição das autarquias locais

pela definição das autarquias nos 164 municípios. Sob o lema “Autarquias: cidadania igual rumo ao desenvolvi­mento”, a quarta reunião ordinária da comissão política vai analisar vários desafios do partido.

O deputado da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, citado ontem pela agência Lusa, disse que a reunião vai discutir a actualizaç­ão do programa partidário. “Vai haver a actualizaç­ão do programa de acção do partido. É verdade que desta vez a comissão política também traz grande expectativ­a da convocatór­ia do congresso. São as duas grandes questões que temos na reunião”, explicou o também líder da bancada parlamenta­r do partido.

A comissão política é o órgão deliberati­vo do partido no intervalo dos congressos e é composto por 251 membros efectivos e 50 suplentes, tendo como competênci­as zelar pela aplicação da linha de orientação política do partido, a estratégia e o programa.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Samakuva orienta a reunião
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Samakuva orienta a reunião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola