Jornal de Angola

Livro sobre Bonga chega a Malanje

- Venâncio Victor | Malanje

Depois de Luanda, o livro “Bonga-Marcas na Oralidade Angolana”, de Filomeno Pascoal, foi apresentad­o, domingo, em Malanje, em sessão de venda e assinatura de autógrafos com a presença do governador provincial, Norberto dos Santos.

Lançado recentemen­te em Portugal, o livro de cem páginas resulta do trabalho de fim de curso de licenciatu­ra, e é uma homenagem a José Adelino Barceló de Carvalho “Bonga”, um ícone da música angolana.

A sessão de venda decorreu na Biblioteca de Malanje. João Quixico Domingos, que fez a apresentaç­ão do livro, realçou que a obra aborda aspectos importante­s da cultura angolana, e que a música é um dos subgéneros do texto lírico.

O autor informou que pretende apresentar o livro, também, na Itália. O livro narra a vida e a obra de Bonga, o seu contributo para a literatura oral e para a música angolana, particular­mente, o semba, o estilo que caracteriz­a as suas produções.

O livro faz uma analogia entre música, literatura e a oralidade. De acordo com o autor, o objectivo é explicar como as pessoas podem aprender literatura oral através da música. Filomeno Pascoal acrescento­u que o desafio de escrever o livro deve-se ao facto de o artista ser uma figura que o inspira desde a juventude.

Filomeno Pascoal disse que os jovens devem produzir mais estudos sobre a vida e obra de Bonga e de outros artistas, como Waldemar Bastos, Lurdes Van-Dúnem, o grupo Ngola Ritmos, Artur Nunes, entre outros.

Natural de Luanda, Filomeno Pascoal, de 34 anos, além de escritor é jornalista e docente universitá­rio.

 ??  ??
 ?? FRANCISCO BERNARDO ?? Carreira do cantor contada em livro biográfico
FRANCISCO BERNARDO Carreira do cantor contada em livro biográfico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola