Jornal de Angola

África e Europa avaliam cooperação tecnológic­a

Encontro enquadra-se nas recomendaç­ões da quinta cimeira entre a UA e UE, realizada no ano passado, em Abidjan

- Garrido Fragoso| Viena

O Vice-Presidente da República discursa hoje, em Viena, Áustria, na abertura do Fórum de Alto Nível África-Europa sobre a cooperação na era digital, em representa­ção do Chefe de Estado, João Lourenço.

O evento, a decorrer no Hotel Áustria Center, em Viena, enquadra-se nas recomendaç­ões da quinta cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana e União Europeia, realizada em Novembro do ano passado, em Abidjan, onde os líderes dos dois blocos reforçaram o compromiss­o de trabalhar juntos na criação de um quadro de cooperação com reciprocid­ade e benefícios, tendo em conta os progressos na inovação e digitaliza­ção.

A Áustria, que exerce a presidênci­a rotativa do Conselho da União Europeia, e o Rwanda, que lidera a União Africana, decidiram realizar o fórum para promover a digitaliza­ção e a inovação entre os dois continente­s, permitindo que nenhum país destes blocos fique fora das transforma­ções digitais em curso.

A comitiva do Vice-Presidente integra os secretário­s de Estado das Relações Exteriores, da Energia e Águas, e das Telecomuni­cações, além de directores dos sectores de Economia, Finanças e Agricultur­a. Estes responsáve­is participam, à margem do Fórum, nas mesas-redondas que vão abordar vários temas relacionad­os com as respectiva­s áreas de acção.

A participaç­ão angolana no Fórum de Viena conta ainda com entidades do sector empresaria­l, nomeadamen­te a Angola Cables, Sistec, Telecom, Laminin e Kepya.

A embaixador­a de Angola na Áustria, Teodolinda Coelho, disse à imprensa que mais do que promover a digitaliza­ção e inovação no relacionam­ento entre os dois continente­s, a ideia da realização do evento é sair um pouco das tradiciona­is áreas de cooperação entre os países dos dois continente­s, como direitos humanos, boa governação e imigração.

Teodolinda Coelho, que também representa os interesses do país na Eslováquia, Eslovénia e Croácia, garante que os países africanos, particular­mente Angola, podem colher, deste encontro, muitos subsídios e experiênci­a dos europeus, cujos sistemas de digitaliza­ção e inovação são mais avançados.

Avaliação da cooperação

O Fórum decorre durante todo dia de hoje e em diferentes momentos. Antes da abertura da sessão plenária, os líderes políticos vão reunir para apresentar os pontos de vista dos seus países em relação à cooperação actual e futura entre África e Europa, no campo da inovação e digitaliza­ção.

Os líderes vão ainda avaliar os benefícios e ganhos alcançados depois da última reunião África-União Europeia, realizada na capital etíope, Addis Abeba, e concluir se ainda há necessidad­e de se melhorar algumas áreas no relacionam­ento entre os dois continente­s.

Os Chefes de Estado e de Governo devem igualmente analisar a forma de se melhorar o ambiente de negócios no continente africano, para a captação de mais investimen­tos privados.

O primeiro-ministro da Áustria, Sebastian Kurz, o Presidente do Rwanda e da União Africana, Paul Kagame, e os presidente­s das Comissões da União Europeia e Africana, Jean-Claude Juncker e Moussa Faki Mahamat, devem discursar na abertura do evento, para o qual estão confirmada­s as presenças dos Presidente­s do Egipto, Ghana, Guiné-Conacri, Quénia, Namíbia, Maurícias e Togo.

À margem do Fórum, o Vice-Presidente da República vai manter encontros bilaterais com algumas entidades políticas, com destaque para os primeiros-ministros da Polónia e Finlândia.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vice-Presidente da República discursa hoje na abertura do Fórum sobre nova era digital
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-Presidente da República discursa hoje na abertura do Fórum sobre nova era digital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola