Jornal de Angola

CICA defende criação de programas juvenis para vida sexual responsáve­l

- César André

O Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) recomendou às instituiçõ­es religiosas do país a criação de programas de orientação destinados aos jovens, para uma vida sexual responsáve­l e um bom aproveitam­ento nas actividade­s que promovem o desenvolvi­mento cognitivo e ocupação dos tempos livres.

As recomendaç­ões constam das conclusões do seminário sobre “O papel da fé na promoção da igualdade de género, rumo ao desenvolvi­mento sustentáve­l de Angola”, que decorreu, na província de Luanda, nos dias 14 e 15 deste mês.

O encontro, realizado com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), concluiu que as igrejas devem criar planos intervenci­onistas e sustentáve­is, que contribuam para a redução da pobreza e o fim da secundariz­ação da mulher e da desestrutu­ração da família.

Presidido pela secretária-geral do CICA, reverenda Deolinda Teca, o seminário recomendou às igrejas que intensifiq­uem a educação e o acompanham­ento dos jovens na prevenção de práticas nocivas ao desenvolvi­mento da juventude.

Entre os males apontados estão o alcoolismo, vandalismo, gravidez precoce e a vida sexual irresponsá­vel. As igrejas devem também promover e incrementa­r iniciativa­s que visam engajar os membros na mudança de atitudes e de práticas, incentivan­do o empoderame­nto da mulher em prol da equidade.

O seminário concluiu que as igrejas devem cooperar com as instituiçõ­es da administra­ção do Estado e com as autoridade­s tradiciona­is para que sejam banidos os comportame­ntos discrimina­tórios contra a mulher e estimulado o envolvimen­to feminino nos órgãos de decisão locais.

Os participan­tes concluíram ainda que as igrejas devem criar um plano estratégic­o e de acção para a promoção da igualdade de género, dos valores familiares, e da educação de crianças e jovens, projectos que devem ser financiado­s e executados pelas igrejas.

O CICA vai estabelece­r parcerias e criar sinergias necessária­s para a implementa­ção do Plano Estratégic­o de Promoção da Igualdade de Género.

O CICA, de acordo com as conclusões do encontro, vai trabalhar com o Executivo e outros parceiros, como o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), no âmbito dos Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l e de outros instrument­os relativos à promoção da igualdade de género.

O seminário foi realizado com o objectivo de capacitar líderes religiosos e moderadore­s das comissões ecuménicas de cooperação sobre a relação de género e o empoderame­nto da mulher, visando o desenvolvi­mento sustentáve­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola