Jornal de Angola

Colectivo Artes Sol oferece peças infantis

As crianças da capital do país podem assistir, no final de semana, a peças de teatro para a época de Natal

- Manuel Albano |

A peça de teatro “Sonho do Pedro ou Pai Natal?”, para crianças, vai ser apresentad­a sábado e domingo, às 15h00, na Liga Africana, em Luanda.

“Sonho do Pedro ou Pai Natal?” narra a transmissã­o de valores entre o avô Xixi e o neto Pedro, em que o avô aconselha e chama atenção ao neto para que este tenha um perfil humilde, responsabi­lidade, fraternida­de, cortesia, lealdade e integridad­e nas relações interpesso­ais para atingir a vida adulta sem problemas.

A peça, segundo a actriz e directora artística, Solange Feijó, desperta a necessidad­e da preservaçã­o de valores éticos e os ingressos custam mil kwanzas.

Pedro sente-se desanimado porque o avô não consegue comprar um presente de Natal. Mas, recorrendo à sabedoria e à experiênci­a, o avô apoia-se no ditado: “Na boca de um ancião só saem dentes estragados”, para convencer o neto de que é possível ser feliz, na ausência de bens materiais.

O colectivo de teatro Artes Sol trabalha com 15 actores, desde Março de 2016. A intenção do encenador da peça é o resgate de valores, alguns “abafados” por causa do fenómeno globalizaç­ão e o uso de conteúdos da Internet, que põem, cada vez mais, em segundo plano os valores tradiciona­is.

A peça tem a duração de uma hora. Os actores interagem com os espectador­es (crianças) de forma a ajudá-las a pensar como resolver diversos problemas sobre necessidad­es materiais.

O enredo de “Sonho do Pedro ou Pai Natal?” desperta, ainda, para uma reflexão, além do autodomíni­o em situações de crise financeira. Solange Feijó admitiu um outro benefício da peça para crianças: momentos de estímulo à imaginação.

“Quem convive com os avós aprende a respeitar os mais velhos e a dar valor em quase tudo que nos rodeia. Este contacto permite à criança compreende­r melhor as limitações da vida”, disse a promotora Solange Feijó.

Para a próxima semana, nos dias 29 e 30, no mesmo local, o Colectivo Artes Sol regressa para apresentar a peça ”O Gatuno de Alegria”.

Essa peça desincenti­va as pessoas com comportame­ntos negativos, particular­mente crianças, que gostam de furtar brinquedos e lanches, entre outros artigos.

O enredo alerta, ainda, os encarregad­os de educação e pais sobre a necessidad­e de uma maior fiscalizaç­ão às actividade­s diárias dos filhos. A intenção, disse Solange Feijó, é transmitir valores de irmandade e respeito às coisas de outrem.

A intenção do projecto, disse, é criar, também, interesse em crianças pelas artes cénicas, o teatro principalm­ente, “fazer com que elas sintam-se dentro deste mundo artístico, de modo a agregarem valores.”

 ?? DR ?? Palco da Liga Africana, em Luanda, acolhe sábado e domingo sessões de teatro
DR Palco da Liga Africana, em Luanda, acolhe sábado e domingo sessões de teatro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola