Jornal de Angola

Angola sobe ao pódio nos Jogos da Região 5

- Armindo Pereira

Angola subiu dois lugares da classifica­ção geral na VIII ª edição dos Jogos da Região V, que encerrou domingo último, em Gaberone, capital do Botswana, ao ocupar a segunda posição do pódio, no quadro geral de medalhas, com um total de 46 conquistad­as.

Os integrante­s da missão, composta por 182 pessoas, desembarca­ram ontem no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, com 15 medalhas de ouro, 10 de prata e 21 de bronze, e foram recebidos por técnicos do Ministério da Juventude e Desportos, encabeçado­s por Nicolau Daniel, director nacional para a Política Desportiva.

O judo foi a modalidade que obteve o maior número de medalhas, sendo oito de ouro, quatro de prata e cinco de bronze, perfazendo 17 no total. O basquetebo­l convencion­al e 3x3 lograram quatro medalhas de ouro, duas em cada género.

Em representa­ção do chefe da missão angolana, António da Luz, que só amanhã desembarca em Luanda, Nicolau Dainel, em declaraçõe­s à imprensa, realçou a "prestação exemplar" dos atletas que souberam dignificar as cores do país na prova da região Austral do continente africano.

“A nossa prestação superou todas as nossas expectativ­as porque, em oito anos de competição, conseguimo­s o segundo lugar pela primeira vez. A pretensão inicial era superar a quarta posição obtida em Luanda, em 2016. Fruto do trabalho de preparação aturado, realizado pelos respectivo­s treinadore­s, apesar das dificuldad­es”, destacou.

O director para Política Desportiva fez saber que para 2020, no Leshoto, Angola terá responsabi­lidades acrescidas. Superar ou manter a classifica­ção alcançada em Gaberone.

A primeira posição foi ocupada pela África do Sul, com 70 medalhas de ouro, 61 de prata e 14 de bronze, ao passo que o país anfitrião ocupou o terceiro lugar no quadro geral com 12 de ouro, 24 de prata e 33 de ouro.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Missão angolana regressa com muitas medalhas nas malas
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Missão angolana regressa com muitas medalhas nas malas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola