Jornal de Angola

Marinha quer contrariar o favorito 1º de Agosto

Marinheiro­s vão procurar surpreende­r campeão nacional que ambiciona vencer e regressar à liderança do campeonato

- Armindo Pereira

O desafio entre o 1º de Agosto e o Desportivo da Marinha, agendado para sexta-feira, às 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, é o principal cartaz da quinta jornada da segunda volta, da fase regular do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l.

A partida vai opor o Clube Central das Forças Armadas à sua equipa satélite. Os campeões nacionais terão pela frente um conjunto, composto maioritari­amente por jovens dispostos a mostrar que podem ter lugar no plantel às ordens de Paulo Macedo.

Desde o ano passado que a equipa orientada por Walter Costa tem complicado a vida aos crónicos candidatos ao título. O ASA, que na época passada esteve a discutir o acesso à final, foi a mais recente “vítima” da Marinha, na última jornada do nacional, ao ser derrotado, por 105-82.

Antes de defrontare­m os aviadores, já na terceira jornada, os marinheiro­s deixaram um sinal da sua compe- titividade. Perderam pela margem mínima (82-83), diante dos tricolores, vicecampõe­s nacionais.

Estes são certamente indicativo­s que Paulo Macedo terá de levar em conta, caso pretenda manter o 1º de Agosto na senda das vitórias. A jovem equipa vai poder contar com o seu técnico principal, Walter Costa, que esteve até ontem em Gaberone, Botswana, a disputar os Jogos da Região V. Os rubros e negros são teoricamen­te favoritos a lograr os dois pontos, mas sabem que devem evitar o menor número de erros possíveis, ante um adversário rápido nas transacçõe­s ofensivas.

Para a mesma jornada, o Petro de Luanda antecipou a partida com o Vila Clotilde, tendo vencido, por 88-70, qurta-feira última, no Pavilhão Anexo II da Cidadela, uma partida em que a turma do Eixo Viário não teve dificuldad­es para levar a melhor, a julgar pela disparidad­e entre os planteis, em termos de valores individuai­s.Lazare Adingono rodou a equipa, mas não gostou da postura dos seus atletas na última partida, e espera ver um grupo mais coeso. “Vencer sim, mas as exibições precisam de melhorar mais”, disse.

O Desportivo Kwanza, que busca a segunda vitória na prova, recebe o ASA, no 28 de Fevereiro, às 15h00. Carlos Dinis e pupilos vão aproveitar para “sacudir” a crise de maus resultados com um triunfo sobre a modesta equipa, tecnicamen­te orientada por Emerson Bumba, coadjuvado por Carlos Kibato.

Helmarc Academia desloca-se às 15h00, no 28 de Fevereiro para medir forças com o Interclube. A equipa do Kilamba tem tido prestações muito aquém daquilo que fez na época transacta. Uma fonte do Jornal de Angola, próxima dos jogadores, fala em ordenados em atraso.

No entanto, a prova maior da bola ao cesto vai observar um interregno de uma semana. A última jornada do corrente ano civil acontece dia 22 e retoma a 4 de Janeiro, devido ao período de festas.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pavilhão Victorino Cunha é o palco do confronto entre equipas ligadas às Forças Armadas
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Pavilhão Victorino Cunha é o palco do confronto entre equipas ligadas às Forças Armadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola