Jornal de Angola

Americanos exortados a abandonar o país

-

A Embaixada dos Estados Unidos na República Democrátic­a do Congo (RDC) exortou os seus cidadãos residentes naquele país a aproveitar­em os voos comerciais para abandonare­m o país, dias depois de ter ordenado ao pessoal “não essencial” da sua embaixada e às suas famílias que também saíssem do país.

Os Estados Unidos dizem “suspeitar” que as eleições do próximo dia 23 podem resultar em grandes manifestaç­ões e indicam que a sua capacidade de fornecer apoio de urgência aos cidadãos norte-americanos na RDC é extremamen­te limitada, particular­mente fora de Kinshasa.

Na passada quarta-feira, o Reino Unido também já tinha apelado aos seus cidadãos que abandonass­em a RDC antes do dia 17 (ontem).

Os EUA e a União Europeia sancionara­m 16 individual­idades militares e civis do actual Governo congolês, que acusam de obstruir o processo eleitoral e de reprimir as manifestaç­ões pacíficas. Como aparente retaliação, as autoridade­s congolesas excluíram-nos da lista de observador­es das próximas eleições.

Internamen­te, Martin Fayulu, candidato da plataforma LAMUKA (Acorda) aceitou ir às eleições, presidenci­al e legislativ­a, com a utilização do sistema de voto electrónic­o.

Numa declaração publicada domingo, o seu director de campanha, Pierre Lumbi Olongo, disse que o LAMUKA vai alinhar oficialmen­te com a posição da Conferênci­a Nacional Episcopal do Congo (CENCO), no que tange à máquina de votar. Nos últimos meses, o LAMUKA opôs-se veementeme­nte à utilização das máquinas de votar, temendo fraude.

 ?? DR ?? Estados Unidos dizem suspeitar de violência em Kinshasa
DR Estados Unidos dizem suspeitar de violência em Kinshasa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola