Jornal de Angola

Estónia pede apoio de Angola

-

A Estónia solicitou ontem, em Viena, Áustria, o apoio de Angola para garantir a candidatur­a a membro nãopermane­nte do Conselho de Seguranca das Nações Unidas para 2020.

O pedido foi manifestad­o ao Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, pelo Primeiro-Ministro daquele país europeu, Juri Ratas, durante o encontro numa das unidades hoteleiras da capital austríaca.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final do encontro, o secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Tete António, disse que a Estónia quer a experiênci­a de Angola, por ter estado duas vezes como membro não-permanente do Conselho de Segurança.

A cooperação bilateral também foi abordada entre Bornito de Sousa e Juri Ratas.

A Estónia assinou, no ano passado, em Abidjan, Costa do Marfim, um memorando de entendimen­to com a União Africana, para o reforço da cooperação com África.

Com Angola, a Estónia quer também reforçar a cooperação no domínio da digitaliza­ção da economia, tema de destaque na cimeira de Alto Nível, que decorre hoje em Viena.

O Primeiro-Ministro da Estónia manifestou ainda o desejo de colaborar com Angola na questão da defesa contra ataques cebernétic­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola