Jornal de Angola

Roma apoia reabilitaç­ão do Hospital “Divina Providênci­a”

-

O Hospital Divina Providênci­a vai beneficiar de obras de reabilitaç­ão e ampliação, anunciou na quarta-feira, em Luanda, o Presidente italiano, Sergio Mattarella, no término da sua visita à instituiçã­o.

O Estadista italiano, que se fez acompanhar da filha, Laura Mattarella, prometeu apoiar acções que valorizem e protejam a vida humana, como símbolo do respeito recíproco.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, adiantou que, além da melhoria da assistênci­a primária, está prevista a construção de um centro materno- infantil, no quadro da cooperação com a Itália. A ministra não avançou prazos para a implementa­ção do projecto. Sílvia Lutucuta disse que o apoio italiano se estenderá ao nível dos cuidados primários e prevê a abertura de vários centros infantis.

A ministra sublinhou que existem outros programas de promoção da Saúde e prevenção de doenças, ligados às grandes endemias, no âmbito da cooperação com a Itália.

A unidade sanitária, ressaltou, possui um dos maiores centros de referência de tratamento de HIV-Sida e tuberculos­e, bem como de nutrição para crianças.

Segundo a ministra, a cooperação inclui formação superior e especializ­ada no domínio da Saúde.

O Hospital Divina Providênci­a, situado no município do Kilamba Kiaxi, foi construído em 1994 e está vinculado à Igreja Católica. Possui 141 camas e presta consultas de clínica geral, pediatria, medicina, HIV Sida, tuberculos­e, e possui laboratóri­o de análises clínicas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola