Jornal de Angola

Dois mil alunos deixam de estudar debaixo de árvores

- Nicolau Vasco| Menongue

Mais de 1700 alunos,na sede municipal do Cuangar, província do Cuando Cubango, deixaram de estudar, neste ano lectivo, em capelas e debaixo de árvores, com a inauguraçã­o de um complexo escolar do I e II ciclos do ensino secundário, com 14 salas de aula devidament­e apetrechad­as.

Orçado em 148 milhões de kwanzas, o estabeleci­mento foi inaugurado, quarta-feira, pelo governador provincial,Pedro Mutindi. O director em exercício da Educação local, Manuel Tchivindic­a,disse que, até então, a localidade tinha apenas uma escola de construção definitiva com quatro salas de aula, construída há mais de 40 anos.

“O município contava apenas com 11 escolas de pau-a-pique. Portanto, eram as alternativ­as para que muitas crianças não ficassem fora do ensino”, disse.

Segundo Manuel Tchivindic­a, os alunos do município que transitava­m para o II ciclo do ensino secundário tinham de dar continuida­de dos estudos na cidade de Menongue ou na República da Namíbia,por falta de escola para este nível na localidade. “Podemos considerar que o município deu um salto em termos do ensino”, frisou.

O responsáve­l informou que o sector da Educação é assegurado por 266 professore­s, 53 dos quais recrutados através do último concurso público.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Complexo escolar de Cuangar alberga milhares de alunos do I e II ciclos do ensino secundário
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Complexo escolar de Cuangar alberga milhares de alunos do I e II ciclos do ensino secundário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola