Jornal de Angola

Acidente mata 13 pessoas

Troço Zenza/Ndalatando registou recentemen­te dois outros acidentes que provocaram dois mortos e quatro feridos

- André Brandão| Ndalatando

Treze pessoas morreram e 19 ficaram feridas em consequênc­ia de uma colisão entre um autocarro de passageiro­s da empresa TCUL e um camião cisterna de combustíve­l, ocorrida ontem, às 13 horas, na região da Beira-Alta, cerca de 66 quilómetro­s a nordeste de Ndalatando, província do Cuanza-Norte.

Todos os feridos estão a receber tratamento no Hospital Provincial do Cuanza Norte, em Ndalatando, seis dos quais em estado grave, enquanto que os cadáveres, entre elas três crianças, encontram-se nas morgues dos hospitais locais, segundo uma fonte do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros.

O porta-voz do Comando Provincial do Cuanza-Norte da Polícia Nacional, Edgar Salvador, disse que o desastre deveu-se ao rebentamen­to de um dos pneus de frente do camião Volvo, que provocou uma mudança de faixa indo embater no autocarro da TCUL que circulava no outro sentido da estrada.

Segundo testemunha­s, o veículo cisterna de marca Volvo, modelo FM 12, saía da região Leste do país, onde supostamen­te terá descarrega­do combustíve­l, seguia em direcção a Luanda. O autocarro ia para Malanje, provenient­e da capital do país.

Este é o terceiro acidente de viação aparatoso ocorrido, esta semana, em menos de dois dias, na Estrada Nacional (EN-230) que liga a província do Cuanza-Norte a Luanda, passando pelo Morro do Binda e na EN-230A no troço Zenza do Itombe/Ndalatando.

O governador provincial do Cuanza-Norte, que esteve no local do sinistro, apelou aos automobili­stas para que sejam mais prudentes e a terem mais cuidado nas estradas, pelo facto de estarem a ceifar muitas vidas humanas, numa altura em que a via de Zenza/Ndalatando está em boas condições para circulação rodoviária.

Adriano Mendes de Carvalho disse que, nos próximos dias, vai estudar com os outros intervenie­ntes a possibilid­ade de construir na região um hospital ou área especializ­ada em traumatolo­gia, para acudir com urgência as eventuais vítimas de sinistros, pelo facto de as estradas do Cuanza-Norte estarem no centro de ligação com as províncias do Norte, Sul e Leste e serem muito férteis em acidentes rodoviário­s.

Em menos de 48 horas, o troço Zenza do Itombe/Ndalatando, nas estradas nacionais (EN-230) e (EN-230A), no Morrro do Binda, registou dois outros acidentes que provocaram dois mortos e quatro feridos. Com a sinistrali­dade de ontem, elevase para 15 mortos e 22 feridos.

 ??  ??
 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O embate violento entre os dois veículos pesados levou ao capotament­o de ambos
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO O embate violento entre os dois veículos pesados levou ao capotament­o de ambos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola