Jornal de Angola

UNITA defende amplo debate sobre Educação

- Bernardino Manje

A UNITA defende, a curto prazo, a promoção de um amplo debate nacional sobre a Educação no país, um sector que, na sua óptica, se encontra numa situação de tragédia. A posição foi manifestad­a ontem, depois de uma reunião do “conselho de ministros” do vulgo “governo sombra” da UNITA, que serviu para avaliar a actual situação do subsistema de ensino geral.

Raul Danda, “primeiromi­nistro” do referido governo de oposição ao Executivo, apresentou, em conferênci­a de imprensa, as constataçõ­es feitas pela UNITA no sector da Educação, uma das quais é aquilo que considera ser a falta de orientação do sistema de ensino, para a solução de problemas reais que a sociedade enfrenta.

De acordo com a UNITA, as escolas do país continuam a ministrar o conhecimen­to com um foco desajustad­o ao princípio da confiança na fonte do conhecimen­to e ao princípio do conhecimen­to ao serviço do bem-estar do indivíduo e da sociedade.

Para o maior partido da oposição, a causa da “tragédia no sector da Educação” não é a falta de recursos, mas, antes, o “desajuste das políticas do Executivo”, que vão desde a persistênc­ia na visão desadequad­a da política orçamental para o sector e na implementa­ção precária dos projectos.

Com efeito, a UNITA tem como propostas, a curto prazo, a promoção de um amplo debate sobre a Educação aos vários níveis para se definir as prioridade­s estruturan­tes, bem como o reconhecim­ento do tempo de serviço como um dos critérios para adequar as categorias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola