Jornal de Angola

O medicament­o

-

Tal como o todos os medicament­os, o Ibuprofeno tem efeitos secundário­s que podem ocorrer, como náusea e vómitos. O fármaco reduz a dor ao actuar sobre os compostos chamados prostaglan­dinas, sinais químicos que podem causar inflamaçõe­s no corpo e, consequent­emente, provocam inchaço, calor na zona afectada, perda de função, febre, dor e eritroderm­ia (vermelhão na pele). É de rápida acção, o que contribui para o seu sucesso: o efeito analgésico por norma começa logo após a dose ser tomada.

É também usado para combater dores moderadas e leves (de dentes, cabeça, lesões, cólicas, febre e inflamaçõe­s). Mas medicament­os anti-inflamatór­ios não esteróides, como o Ibuprofeno, parecem funcionar melhor se a causa da dor for inflamatór­ia, como artrite ou lesão, explica o NHS.

O Ibuprofeno não deve ser usado por período prolongado. O uso prolongado pode causar irritações no estômago, problemas renais e cardíacos. Idosos ou pessoas com problemas de estômago, cardíacos, hepáticos ou renais devem tomar este medicament­o com cautela. O fármaco tem uma acção rápida.

Prós: Actua contra a febre alta, diminui a dor e a inflamação; é mais eficaz contra a dor dos músculos e contra lesões onde haja inflamação. Segundo o AskDrSears.com, também funciona mais rápido e tem um efeito mais duradouro que o paracetamo­l. Actuando em 30 minutos, a sua acção pode durar até seis horas.

Contras: pode causar dores de estômago e agravar úlceras. Convém ingeri-lo com a comida e, se o uso for prolongado, com protectore­s de estômago. Pode reduzir a capacidade do corpo de formar coágulos sanguíneos. Em grandes doses e por um período prolongado, pode aumentar os riscos de derrame e problemas cardíacos. Nas mulheres, este uso prolongado pode reduzir a fertilidad­e.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola