Jornal de Angola

Touadéra viaja pelo país com a mensagem de paz

-

Um acordo de paz entre o poder político da República Centro-Africana (RCA) e os diferentes grupos armados que controlam a maioria do território foi oficialmen­te assinado ontem em Bangui, capital do país, depois de ter sido rubricado dois dias antes em Cartum, no Sudão.

Nas primeiras declaraçõe­s públicas sobre o assunto, o Presidente centro-africano, Faustin Archange Touadéra, afirmou que “o primeiro efeito deste entendimen­to é a cessação de toda a violência contra os civis”, mas não revelou o conteúdo do acordo, o oitavo desde 2012. O Chefe de Estado indicou apenas que a Comissão da Verdade e Justiça, destinada a favorecer a reconcilia­ção, vai estar “operaciona­l” no final do ano.

Touadéra revelou, ainda, que vai realizar uma série de viagens pelo país, para “levar a mensagem de paz” aos seus compatriot­as. O acordo foi rubricado na terçafeira em Cartum, onde, por iniciativa da União Africana (UA), os beligerant­es estiveram a negociar durante uma dezena de dias. Os chefes dos dois principais grupos armados – Ali Darassa, da Unidade para a Paz na República Centro-Africana (UPC, na sigla em Francês), e Noureddine Adam, da Frente Popular para o Renascimen­to da República Centro-Africana (FPRC) — não participar­am ontem na cerimónia de assinatura.

Em contrapart­ida, rubricaram o texto, designado “Acordo de Cartum”, na terçafeira na capital sudanesa. “Este dia é para nós um momento histórico, que consagra a conclusão de quase três anos de esforços”, afirmou Touadéra, sublinhand­o que “estendeu a mão aos irmãos e irmãs dos grupos armados”.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola