Jornal de Angola

Empresário sul-africano foi detido por corrupção

-

O empresário sul-africano Angelo Agrizzi foi detido pela Polícia e compareceu ontem em tribunal por acusação de corrupção e fraude na adjudicaçã­o de contratos públicos durante a Presidênci­a de Jacob Zuma.

O porta-voz da Polícia de investigaç­ão criminal, Hangwani Mulaudzi, adiantou, em declaraçõe­s à imprensa, que “a detenção resulta de uma investigaç­ão de muitos anos”.

Angelo Agrizzi e mais quatro co-acusados comparecer­am no tribunal de crimes comerciais de Pretória, onde tiveram que pagar uma fiança equivalent­e a 1.500 dólares cada um, para aguardar o desenrolar do processo em liberdade. O caso foi adiado para o dia 27 de Março e os acusados instruídos a entregar os seus passaporte­s às autoridade­s. Os cinco arguidos são acusados de apropriaçã­o indevida de 110 milhões de dólares em concursos públicos.

Angelo Agrizzi, antigo director de operações do grupo “Bosasa” (actualment­e denominado de “África Global Operations”) até 2016, testemunho­u durante uma semana perante a comissão Zondo, de investigaç­ão à corrupção no Estado sul-africano, onde explicou em detalhe como a empresa subornou políticos do ANC e funcionári­os públicos para garantir contratos com o Estado sul-africano.

Nos últimos meses, várias personalid­ades têm vindo a depor perante a comissão liderada pelo juiz Raymond Zondo, que investiga escândalos de corrupção que alegadamen­te ocorreram na administra­ção pública sulafrican­a durante o mandato presidenci­al de nove anos de Jacob Zuma (2009-2018).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola