Jornal de Angola

Rússia aguarda propostas para novo tratado nuclear

-

A Rússia espera com interesse propostas concretas dos Estados Unidos sobre a possibilid­ade de um novo tratado para a eliminação de mísseis de médio e curto alcance, disse ontem o vice-ministro dos Negócios Estrangeir­os, Sergei Riabkov.

“Com interesse, vamos esperar pela concretiza­ção desta proposta”, disse Riabkov numa conferênci­a de imprensa, ao comentar algumas declaraçõe­s do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Durante o seu discurso sobre o Estado da União, na terça-feira no Congresso norte-americano, o Presidente norte-americano abriu a porta para negociar um novo acordo nuclear com a Rússia, que incluiria a Rússia, China e outros países, após a saída de Washington do Tratado sobre Armas Nucleares de Alcance Intermédio (INF, sigla em inglês).

Os Estados Unidos e a Rússia acusam-se mutuamente de violar o tratado INF.

No sábado, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, anunciou que os Estados Unidos suspendera­m as “suas obrigações no quadro do tratado INF”.

O Presidente russo, Vladimir Putin, respondeu imediatame­nte que Moscovo também suspendeu a sua participaç­ão no acordo.

O vice-ministro russo sublinhou que, em qualquer caso, as conversaçõ­es multilater­ais sobre esta questão deveriam começar com a definição do âmbito e estrutura do futuro acordo.

“Até que finalizemo­s a substância do futuro acordo, pelo menos devemos definir a estrutura: qual é o objecto disso e o que é deixado de fora”, explicou.

Riabkov insistiu que a Rússia espera que os Estados Unidos concretize­m a sua proposta, estando dispostos a estudá-la com interesse, acrescenta­ndo que confia que isso será feito de forma “positiva”.

“Mas, no momento, não vemos nada, exceptuand­o propostas para assinar esse acordo numa sala bonita, algo que, naturalmen­te, nós saudamos”, disse o viceminist­ro russo.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola