Jornal de Angola

Projecto de energia solar está em fase conclusiva

- Joaquim Júnior | Uíge

A sede municipal de Sanza Pombo e aldeias circunvizi­nhas, na província do Uíge, vão contar, dentro de dias, com energia produzida por uma central fotovoltai­ca, cujas obras encontram-se em fase conclusiva, informou, quartafeir­a, o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos.

António Lima, que falava à imprensa no final da I Sessão Ordinária do Governo Provincial do Uíge, avançou que o município do Sanza Pombo foi contemplad­o com um projecto de âmbito central, que permitiu a construção da central fotovoltai­ca (combinação de energia solar e térmica), composta por placas solares que geram dois megawatts de energia contínua, bem como quatro geradores que produzem três megawatts.

“A electrific­ação de Sanza Pombo é um projecto que já está concretiza­do, faltando apenas a expansão da rede, num raio de dois quilómetro­s. O projecto já foi adjudicado à empresa ENDE, que está a fazer a instalação de sete postes de transforma­ção de energia eléctrica, para expandir a rede na vila e aldeias próximas”, disse António Lima.

Segundo o director do Gabinete Provincial de Infraestru­turas e Serviços Técnicos, o projecto beneficiar­á 25 por cento da população de Sanza Pombo. A central, acrescento­u, vai reforçar a capacidade de produção no município, que outrora era suportado por um grupo gerador. Com o aumento da capacidade de produção, 12 mil consumidor­es da vila e arredores vão beneficiar de energia.

A I Sessão Ordinária, orientada pelo governador provincial do Uíge, Pinda Simão, analisou igualmente os projecto de electrific­ação dos bairros periférico­s da cidade do Uíge, nomeadamen­te Nguengue, Quilala, Candombe Novo, MbembaNgan­go e dos bairros Ana Candande I e II.

A porta-voz do Governo Provincial do Uíge,Sónia Arlete, disse que os membros do Governo apreciaram o relatório anual de 2018, o ponto de situação da ordem pública, actualizaç­ão das categorias dos funcionári­os públicos, a proposta do projecto de curto, médio e longo prazos de combate às endemias 2019-2022 e a questão da progressão das ravinas.

 ?? JESUS SILVA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Infra-estrutura vai potenciar a capacidade energética da vila
JESUS SILVA | EDIÇÕES NOVEMBRO Infra-estrutura vai potenciar a capacidade energética da vila

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola