Jornal de Angola

Soba grande de Cacuaco conhecido este sábado

- Avelino Umba

O nome do soba grande do município do Cacuaco, em Luanda, é conhecido sábado, após contactos efectuados junto da família e das autoridade­s administra­tivas da circunscri­ção, no sentido de realizar o acto para oficializa­r a figura que vai substituir o ancião Manuel António Falcão, falecido em Abril.

Fontes contactada­s pelo Jornal de Angola garantiram que o novo soba grande de Cacuaco poderá sair da linhagem materna da família Falcão ou ser alguém indicado pelo falecido responsáve­l tradiciona­l da zona litoral norte de Luanda.

Paixão Kuxixima, membro da família, disse que a designação do soba grande “deve seguir os hábitos e costumes da região”, realçando que Cacuaco tem muitos mais velhos com mais de 80 anos e muito para dizer a respeito da sucessão da figura.

O soba grande poderá ser um membro da família Falcão (filho, sobrinho ou neto) da linhagem materna, disse o nosso interlocut­or, alertando que têm surgido alguns indivíduos que reclamam direitos de sucessão, mas sem legitimida­de e qualquer requisito cívico, cultural e capacidade para conduzir os povos da comunidade.

Caso não se encontre um substituto membro da linhagem, a indicação pode vir a ser feita através de um abaixo-assinado pela população (anciãos) residentes naquela circunscri­ção.

O soba é uma autoridade tradiciona­l, responsáve­l pela organizaçã­o da comunidade na resolução dos seus problemas, desempenha­ndo o papel de juiz, em caso de qualquer litígio, e de ligação às autoridade­s governamen­tais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola