Jornal de Angola

Agentes de trânsito presos por extorsão

- Flávia Massua|Saurimo

Três agentes reguladore­s de trânsito, afectos à Polícia Nacional, foram condenados pelo Tribunal Militar da Lunda-Sul, a penas de prisão efectiva, que vão dos cinco a oito meses, por extorsão a dois cidadãos na via pública, em Saurimo, cuja acção constitui, nas leis militares, práticas indecorosa­s e de abuso de exercício do poder.

Trata-se dos agentes Moisés Miúdo, condenado a oito meses e 10 dias, Ernesto Cahílo, cinco meses e 20 dias e Manália Tomás, por 30 dias, acusados de extorquire­m 200 dólares e mais 20 mil kwanzas a dois indivíduos, um dos quais de nacionalid­ade russa.

O procurador militar Eduardo Sachilombo pediu a absolvição dos outros dois acusados, nomeadamen­te Morgada Muriata Chitula e Zeferino José, por ausência de provas de participaç­ão no acto, apesar de estarem no posto de trabalho no momento dos factos.

Os advogados de defesa, Cláudio André Neto e Gelson Cardoso, esgotaram os seus argumentos nos autos, mas as provas apresentad­as pelo Ministério Público Militar ditaram a condenação, pelo juiz da Terceira Divisão de Infantaria, dos três agentes, numa sessão presenciad­a por familiares, colegas e amigos dos réus.

O juiz da Causa, Abel Barbosa, determinou a devolução dos 20 mil kwanzas a um cidadão que não quis ser identifica­do, por receio de retaliação, por ser ele o queixoso, enquanto os 200 dólares foram convertido­s a favor do Estado, por não existir nenhum reclamante.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Agentes de trânsito ficam na cadeia entre cinco a oito meses
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Agentes de trânsito ficam na cadeia entre cinco a oito meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola