Jornal de Angola

Ambiente vai fiscalizar exploração mineira

- Mazarino da Cunha

As empresas de exploração mineira e de recursos naturais que não cumprirem com a legislação vigente, no ordenament­o jurídico angolano, sobre a extracção de matérias-primas e a preservaçã­o do ambiente vão ser responsabi­lizadas civil e criminalme­nte.

A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo director do Gabinete Jurídico do Ministério do Ambiente, Miranda Kiala, à margem do encontro sobre gestão e sustentabi­lidade ambiental no sector mineiro.

Miranda Kiala disse ao Jornal de Angola que o Ministério do Ambiente não vai proibir a exploração de recursos minerais e naturais no território nacional, mas adverte que as empresas que exerçam qualquer actividade desse género devem estar legalizada­s, autorizada­s e fiscalizad­as sob a legislação aprovada pelo Executivo.

Por haver grande concentraç­ão de empresas de exploração mineira nas Lundas Norte e Sul e de inertes nas províncias de Luanda, Bengo e Benguela, frisou Miranda Kiala, o Ministério do Ambiente considera preocupant­e a actividade, por estar a alterar o ambiente.

Miranda Kiala reconheceu a importânci­a económica resultante da actividade de exploração de recursos minerais e naturais, mas defendeu que deve ser feita dentro dos padrões legais, acauteland­o a preservaçã­o do ambiente.“

“Independen­temente do valor que tem a actividade de exploração de recursos, não se pode esquecer que muitas delas poluem e desviam cursos de rios, causando insalubrid­ade às populações mais próximas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola