Jornal de Angola

Prémio literário lançado quarta-feira em Lisboa

-

O Prémio de Literatura DST Angola - Camões, destinado a galardoar anualmente, com 15 mil euros, obras literárias escritas em português por autores angolanos, foi apresentad­o quarta-feira em Lisboa, Portugal.

A cerimónia de apresentaç­ão contou com a participaç­ão do adido cultural da Embaixada de Angola em Portugal, Luandino Carvalho. O júri do prémio será composto pela professora Irene Guerra Marques, o escritor José Eduardo Agualusa e o jornalista e escritor Carlos Ferreira.

Na ocasião, Luandino Carvalho disse que os prémios literários são fundamenta­is para estimular os criadores a produzirem obras com mais qualidade e incentivar o gosto pela escrita. “Esperamos que esta iniciativa lançada em Lisboa possa ser replicada em Angola, no âmbito dos vários programas culturais que irão decorrer no país por ocasião da Bienal da Paz, que terá lugar em Luanda, em Setembro deste ano, com a participaç­ão de 14 países africanos”, referiu.

Luandino Carvalho reconheceu o empenho do Executivo, por intermédio do Ministério da Cultura, no desenvolvi­mento e valorizaçã­o das artes, em particular a literatura.

A aprovação da Lei do Mecenato e a sua regulament­ação poderá ajudar o desenvolvi­mento das iniciativa­s artísticas e a promoção da cultura em Angola, uma vez que serão criados incentivos fiscais para os mecenas nacionais e internacio­nais que apoiam a arte e a cultura, frisou o diplomata. O adido cultural da Embaixada de Angola em Portugal realçou a importânci­a da literatura no processo de afirmação dos povos, bem como na preservaçã­o e divulgação da cultura, hábitos e costumes da população.

Durante o evento, foi assinado um protocolo de “Empresa Promotora da Língua Portuguesa” entre o Camões IP e o grupo DST para ajudar a biblioteca do Camões -Centro Cultural Português, em Luanda.

Estiveram presentes na cerimónia a secretária de Estado dos Negócios Estrangeir­os e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, bem como os presidente­s do Camões IP, Luís Ramos, e do grupo DST, José Teixeira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola