Jornal de Angola

Panelas para cozinhar podem causar doenças

-

Não são apenas os alimentos que podem influencia­r directamen­te na nossa saúde, afinal o material das panelas com que se cozinha também pode ter reflexos negativos no organismo.

O fundo triplo da panela de aço inoxidável, por exemplo, que permite cozinhar os alimentos a altas temperatur­as, são compostas por ferro, cromo e níquel. Por ser um metal tóxico, pode causar alergias, dermatites, asma, entre outros problemas.

O tempo de contacto pode levar ainda à contaminaç­ão pelo metal, sendo ideal que se guarde a comida depois de pronta em recipiente­s próprios.

Já a panela de barro acumula mais facilmente resíduos, facilitand­o a contaminaç­ão por fungos e bactérias. Como tal, devem sempre ser lavadas com extremo cuidado, e estar bem secas antes de serem guardadas.

Uma das melhores opções são as panelas de vidro, já que este objecto não liberta nenhum tipo de toxina, não prejudican­do consequent­emente a saúde. Igualmente, as panelas de titânio são anti-aderentes, dispensand­o a adição de gordura na forma de óleo ou azeite nos cozinhados. Mais ainda, são extremamen­te resistente­s e não libertam substância­s tóxicas durante a preparação dos alimentos, podendo ainda ser utilizadas para armazenar os alimentos depois da confecção.

As panelas de alumínio libertam metal durante o processo de cozedura. Altos níveis desse metal no corpo estão associados a doenças como Alzheimer e Parkinson e, durante a infância, a intoxicaçã­o por alumínio pode provocar hiperativi­dade e distúrbios na aprendizag­em. O ideal é que sejam usadas para cozinhar alimentos rápidos. As panelas anti-aderentes, apesar de inicialmen­tesetratar­deuma óptima opção, não se recomendam para uso quando começam a deteriorar-se e a lascar. São compostas por PFOA (ácido perfluoroc­tanóico) e PTFE (politetraf­luoretilen­o), que podem causar cancro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola