Jornal de Angola

Cyril Ramaphosa anuncia eleições para 8 de Maio

-

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou em Joanesburg­o que as eleições gerais irão decorrer no dia 8 de Maio.

Ramaphosa fez este anúncio quinta-feira à tarde durante um longo discurso no Parlamento, consagrado ao relançamen­to da economia e ao combate à corrupção, sublinhand­o que, depois da recessão de 2018, o país está a crescer economicam­ente.

O Chefe do Estado sulafrican­o prometeu igualmente restabelec­er a integridad­e das instituiçõ­es e processar as pessoas acusadas de crimes de corrupção.

Ramaphosa prometeu, nomeadamen­te, um plano de recuperaçã­o da Eskom, um gigante público da electricid­ade, que tem uma dívida de mais de 30 mil milhões de dólares. “A Eskom está em crise e faz pairar um grande risco sobre a África do Sul”, disse Ramaphosa, sublinhand­o que quer que as empresas do Estado sejam capazes de desempenha­r o seu papel no desenvolvi­mento da economia.Em 2018, o cresciment­o económico da África do Sul foi de 1,8 por cento, com uma taxa de desemprego de 27,5.

Ainda sobre a economia, o presidente revelou que o grupo francês Total acaba de anunciar a descoberta de uma “importante” reserva de petróleo nas costas sul-africanas.

Reagindo ao discurso, o presidente da Aliança Democrátic­a (AD), Mmusi Maimane, líder da oposição, disse não haver nada que garanta que os corruptos serão julgados. Apesar da baixa da sua popularida­de, o ANC, no poder desde 1994, parte claramente favorito para as eleições de 8 de Maio.

 ??  ??
 ?? DR ?? Chefe de Estado sul-africano discursou no Parlamento
DR Chefe de Estado sul-africano discursou no Parlamento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola