Jornal de Angola

Reino Unido apoia economia verde

A diplomata britânica falou sobre as consequênc­ias das alterações climáticas

- Mazarino da Cunha

O Governo do Reino Unido, através da sua Embaixada em Angola, e em parceria com a empresa petrolífer­a BP, garantiu ontem, em Luanda, continuar a apoiar projectos que visam reduzir a emissão de carbono e promover a transição para uma economia verde e sustentáve­l.

A garantia sobre a vontade de apoiar projectos ligados à redução de carbono foi feita pela embaixador­a britânica em Angola, Jéssica Hand, na abertura da conferênci­a sobre “Os desafios e oportunida­des na transição para energias de baixo carbono em Angola e São Tomé e Príncipe”, promovida por ex-bolseiros do programa Chevening.

Jéssica Hand disse que a ideia do Governo britânico em apoiar a iniciativa Chevening tem por objectivo melhorar a qualidade, a frequência e a sustentabi­lidade dos projectos dos governos de Angola e São Tomé e Príncipe em matéria de defesa do meio ambiente.

Na visão da embaixador­a, o programa Chevening junta uma rede de ex-bolseiros internacio­nais engajados de forma activa, preocupado­s em discutir e combater as mudanças climáticas e a promoção da transição para uma economia sustentáve­l e de baixa emissão de carbono.

A diplomátic­a Jéssica Hand disse que as consequênc­ias das mudanças climáticas são conhecidas e nefastas e que qualquer Nação pode ser afectada directa ou indirectam­ente.

“Todos nós já sentimos as consequênc­ias das mudanças climáticas. Desde o Inverno polar no Reino Unido, às secas prolongada­s no sul de Angola e até ao aumento da frequência de ondas gigantes em São Tomé e Príncipe”, sublinhou.

O Reino Unido, disse Jéssica Hand, compromete-se, até 2020, a ser uma Nação mais limpa, verde, próspera e criar mais empregos verdes, prevendo disponibil­izar 40 por cento da electricid­ade provenient­e de fontes renováveis e reduzir até 40 por cento a emissão de carbono nos automóveis.

Na conferênci­a, foram discutidos temas como “As contribuiç­ões de São Tomé e Príncipe - Oportunida­de de transição para um desenvolvi­mento de baixo carbono”, “As contribuiç­ões de Angola no sector da energia”, “O caminho da BP Angola para a redução sustentáve­l da sua pegada de gases com efeito de estufa”, “As potenciali­dades das energias renováveis em Angola e São Tomé e Príncipe” e “A estratégia nacional de alterações climáticas”.

A bolsa Chevening é um programa mundial do Governo britânico, financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeir­os do Reino Unido e organizaçõ­es parceiras, como a BP, governos angolanos e são-tomense, para a realização de um mestrado em várias áreas. Em Angola, mais de 50 estudantes já beneficiar­am dessa bolsa.

A ideia do Governo britânico tem por objectivo melhorar a qualidade, a frequência e a sustentabi­lidade dos governos de Angola e São Tomé e Príncipe, na defesa do meio ambiente

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Embaixador­a do Reino Unido em Angola, Jéssica Hand
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Embaixador­a do Reino Unido em Angola, Jéssica Hand

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola