Jornal de Angola

Lei da Greve vai ser revista

- Edivaldo Cristóvão

As leis da Greve, Sindical e da Negociação Colectiva devem dar entrada na Assembleia Nacional em Março para a sua revisão, anunciou ontem, em Ndalatando, o ministro da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).

Jesus Maiato, que falava no acto de encerramen­to do conselho consultivo do MAPTSS, justificou a revisão com o facto de as referidas leis vigorarem há sensivelme­nte 28 anos, havendo a necessidad­e de ajustá-las aos ditames da Constituiç­ão da República e ao actual contexto de desenvolvi­mento económico e social do país.

O ministro informou que as propostas de revisão são apresentad­as em breve aos parceiros sociais para discussão pública. Tais diplomas, adiantou, constituem a base fundamenta­l para o exercício das actividade­s sindical, da greve e das relações colectivas de trabalho, como direitos consagrado­s constituci­onalmente e conexos ao Direito do Trabalho.

Com efeito, apelou ao engajament­o pleno dos parceiros sociais no processo de discussão.

Para a materializ­ação das acções a serem levadas a cabo no ano em curso, o MAPTSS aprovou o plano de acção de promoção da empregabil­idade, que contempla o reforço da capacidade institucio­nal dos centros de formação profission­al, aumento da oferta formativa, ajustament­o dos perfis de saída dos formandos, atribuição de micro-créditos e oferta de estágios profission­ais. Constam igualmente do plano a melhoria da disponibil­idade financeira e orçamental, de modo a garantir condições de funcioname­nto dos centros, intensific­ar a implementa­ção do programa de registo e apoio aos centros de formação privados e a sua simplifica­ção durante o licenciame­nto. O conselho consultivo do Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social decidiu ainda desenvolve­r acções com vista à implementa­ção do sistema de gestão integrado e dos recursos humanos da Função Pública, reforçar as acções da inspecção, para o controlo efectivo do cumpriment­o da legislação e da melhoria da prestação de serviços públicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola