Jornal de Angola

Angola apresenta à África programa da Bienal de Luanda

- Diogo Paixão|Addis-Abeba

Angola apresentou ontem, em Addis-Abeba, o programa da Bienal de Luanda 2019, também denominada Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, a realizarse de 18 a 22 de Setembro, na capital do país.

Num encontro com representa­ntes de vários países, numa das salas da sede da União Africana, que amanhã acolhe a 32ª Cimeira da organizaçã­o continenta­l, Angola pediu o envolvimen­to e a participaç­ão dos países no certame. A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, que fez a apresentaç­ão do programa, disse à imprensa, em Addis-Abeba, que para a realização do evento, o Governo conta já com uma verba inicial de 500 mil dólares.

O fórum realiza-se no âmbito de um acordo com o Organismo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e visa destacar a contribuiç­ão das culturas africanas para a paz no mundo, através de uma ampla variedade de expressões culturais das seis regiões do continente como música, dança, teatro, artes plásticas, gastronomi­a e literatura.

A ministra da Cultura descreveu o momento como “uma interaccão e partilha de opiniões com representa­ntes de vários países ao mais alto nível”.

O fórum inclui discussões sobre o papel da juventude no combate à corrupção e a protecção da mulher contra a violência doméstica, resolução de conflitos, desafios para o reforço do diálogo e da amizade.

Carolina Cerqueira disse que vários países já manifestar­am a disposição de participar na Bienal, entre os quais o Senegal, Mali, Niger, Tunísia, Marrocos e outros não africanos como Portugal e Itália.

O embaixador de Angola na UNESCO, Sita José, considera a Bienal “uma contribuiç­ão do país para um ideal da União Africana”. “É um grande movimento para a preservaçã­o da paz”.

 ?? DR ?? Ministra Carolina Cerqueira fez a apresentaç­ão do programa
DR Ministra Carolina Cerqueira fez a apresentaç­ão do programa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola