Jornal de Angola

Martin Fayulu recorre a Tribunal Africano

-

O candidato derrotado das eleições presidenci­ais de 30 de Dezembro último na RDC, Martin Fayulu, recorreu para o Tribunal Africano dos Direitos Humanos para reclamar a “verdade das urnas.”

A informação foi dada ontem pelo secretário-geral adjunto do Movimento de Libertação do Congo (MLC) e porta-voz da plataforma política LAMUKA (Acorda), Fidèle Babala.

Fidèle Babala explicou que o candidato do LAMUKA tomou esta iniciativa depois de ter tentado recorrer, sem sucesso, ao Tribunal Constituci­onal congolês.

“O tribunal tem uma jurisprudê­ncia e já condenou outros países por prática de fraude eleitoral. Espero que o mesmo seja constante na sua jurisprudê­ncia e recomende uma resolução para que a RDC respeite a verdade das urnas”, disse Babala. O mesmo responsáve­l qualificou de “vergonhoso” o reconhecim­ento de Félix Tshisekedi pela maioria dos países do mundo, depois da confirmaçã­o dos resultados da Comissão Eleitoral Nacional Independen­te (CENI) e pelo Tribunal Constituci­onal.

Ao reagir aos resultados que deram vitória a Félix Tshisekedi, o Secretário­Geral da ONU, António Guterres, considerou haver um facto consumado na RDC e aconselhou os Estados membros daquela organizaçã­o a ajudarem o país a sair das dificuldad­es em que vive.

No seu discurso de investidur­a, Félix Tshisekedi que ganhou as eleições com 38,57 por cento, estendeu a mão a Martin Fayulu que qualificou de “soldado do povo”, tendo este depois recusado participar em qualquer solução de consenso proposta pelo Presidente da República.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola