Jornal de Angola

Coletes amarelos marcham até Paris

-

Os “Coletes Amarelos” do sudeste da França anunciaram ontem uma marcha pacífica até Paris, onde esperam reunir-se com manifestan­tes de outras partes do país para exigir um referendo de iniciativa cidadã (RIC) “sem restrições”.

Os primeiros passos vão ser dados amanhã em Boulou, junto à fronteira com a Espanha, por cinco ou seis membros do movimento “Coletes Amarelos”, enquanto no dia 16 sai um segundo grupo de Marselha, estando prevista a chegada de ambos à capital francesa no dia 17 de Março.

“Estamos em contacto com outras colónias de “Coletes Amarelos” que sairão da Bretanha (noroeste), Dunquerque (norte), Bordéus (sudoeste) ou Estrasburg­o (este) para que se juntem a nós na capital. Queremos um RIC sem restrições, lutamos pela justiça fiscal e social, ecologia e apoiamos manifestan­tes que sejam vítimas de violência policial e decisões judiciais abusivas”, disse Sarah Chabut, membro do movimento em Gard, no sul.

O designado movimento dos “Coletes Amarelos”, que já apresentou uma lista às eleições para o Parlamento Europeu, surgiu em França em Novembro para contestar o aumento do preço dos combustíve­is e a perda de poder de compra dos franceses, alargando-se depois a outras questões.

Desde 17 de Novembro milhares de pessoas têm-se manifestad­o todos os sábados envergando coletes reflectore­s de segurança rodoviária.

Algumas dessas manifestaç­ões degenerara­m em violência, com automóveis e contentore­s de lixo incendiado­s e confrontos com as forças policiais, que fizeram pelo menos dez mortos e milhares de feridos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola