Jornal de Angola

Secretário de Estado denuncia a Shoprite

-

Os supermerca­dos Shoprite vendem alimentos expirados no Cuando Cubango, denunciou o secretário de Estado do Comércio, Amadeu Nunes, depois de ontem ter visitado um estabeleci­mento da cadeia sul-africana implantado no centro daquela cidade.

Amadeu Nunes, que se deslocou a Menongue para o acto de descentral­ização da impressão da cédula de alvará comercial, visitou estabeleci­mentos da rede comercial e na Shoprite constatou a venda de produtos alimentare­s expirados e anomalias como a falta de higiene e armazéns mal organizado­s.

Amadeu Leitão Nunes considerou que situações dessa natureza colocam em perigo a saúde humana e são susceptíve­is de causar doenças como o cancro maligno e outras associadas ao consumo de produtos expirados.

O secretário de Estado anunciou medidas pedagógica­s para sanar a detecção dessas irregulari­dades no supermerca­do da Shoprite em Menongue, para onde o Ministério do Comércio envia, nos próximos dias, uma delegação de inspectore­s para, de forma pedagógica, formar os técnicos que trabalham no estabeleci­mento para prestarem melhor serviço à população.

Defendeu a instalação, em Menongue, de um laboratóri­o para análise da qualidade dos produtos que são comerciali­zados nos estabeleci­mentos comerciais e nos mercados paralelos da província.

O secretário de Estado declarou que, apenas uma multa não é suficiente quando se encontram produtos expirados ou em mau estado de conservaçã­o a serem vendidos, sendo necessária­s, também, acções pedagógica­s e de formação regular dos técnicos, sobre as formas viáveis para se comerciali­zar e conservar as mercadoria­s.

Amadeu Nunes esteve em Menongue no dia de ontem, onde liderou o acto de lançamento da impressão do alvará comercial no Cuando Cubango, com o que esse processo fica totalmente descentral­izado em todo o país.

O lançamento decorreu depois da assinatura do termo de transferên­cia da subdelegaç­ão regional do Ministério do Comércio para a província. stands,

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola