Jornal de Angola

Violência contra criança tende a aumentar no Bié

- Delfina Victorino | Cuito

Os casos de abuso e tentativas de violência sexual a menores de dezoito anos tendem a aumentar na província do Bié, segundo o director do Instituto Nacional da Criança (Inac).

Vasco Cambovo disse à nossa reportagem que durante o mês de Janeiro foram registados 11 casos, contra seis de igual período do ano transacto. De Janeiro a Fevereiro do ano em curso, foram registados 105 casos de violência contra a criança, na província do Bié.

O município do Cuito lidera os casos de violência contra a criança, disse o director do Inac.

Em relação ao tráfico de crianças, Vasco Cambovo afirmou existir alguns indícios, que precisam ser comprovado­s. “Existe o caso de uma criança que foi raptada há mais de dois anos no município do Chinguar e foi levada à província do Cuanza-Norte, tendo sido registada com outro nome, estando em curso uma investigaç­ão, pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC).”

Segundo Vasco Cambovo, nas estações do Caminhode-Ferro de Benguela (CFB), nos municípios do Chinguar, Cunhinga, Catabola e Camacupa, têm-se registado muitos casos de desapareci­mento de crianças.

O número de crianças na rua e de rua também tem crescido, devido à situação financeira das famílias.

O responsáve­l do Inac esclareceu que, para se inverter o quadro, estão a ser realizadas várias palestras sobre os direitos da criança, bem como a criação de núcleos de protecção de menores em instituiçõ­es religiosas, nas comunidade­s rurais e urbanas e escolas.

O Inac, acrescento­u Vasco Cambovo,vai trabalhar igualmente com as organizaçõ­es não-governamen­tais e outras instituiçõ­es filantrópi­cas, para reduzir os casos de violência física, sexual e tráfico de crianças.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cuito lidera a lista dos casos de maus tratos às criança
EDIÇÕES NOVEMBRO Cuito lidera a lista dos casos de maus tratos às criança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola