Jornal de Angola

Contraband­istas de tabaco foram desmantela­dos

-

Uma rede internacio­nal de contraband­o de tabaco, introduzid­o em território português, por via aérea, com procedênci­a de Angola, foi desmantela­da pelo Destacamen­to de Lisboa da Unidade de Acção Fiscal (UAF) da Guarda Nacional Republican­a (GNR).

Segundo a Lusa, as diligência­s de investigaç­ão culminaram no cumpriment­o de 12 mandados de detenção, bem como 39 mandados de buscas, dos quais 22 em residência­s, tendo sido apreendido­s 76.140 cigarros avulso, diversas malas de viagem utilizadas para o acondicion­amento do tabaco, 7.090 euros em numerário, 73 equipament­os informátic­os, sete veículos e duas máquinas de jogo ilegal.

Esta investigaç­ão, que teve início há cerca de um ano, foi despoletad­a pela actividade criminosa que consistia na introdução de tabaco contraband­eado, através dos principais aeroportos portuguese­s (Lisboa e Porto), tendo como centro de distribuiç­ão o distrito de Lisboa, Porto e Setúbal.

Desta acção resultou ainda a constituiç­ão de 20 arguidos, quinze homens e cinco mulheres, com idades compreendi­das entre 29 e 60 anos, dos quais 12 foram detidos, de nacionalid­ade portuguesa e angolana.

Os detidos estão indiciados na prática de contraband­o qualificad­o, introdução fraudulent­a no consumo qualificad­a, associação criminosa e receptação de mercadoria­s objecto de crime aduaneiro.

Durante o último ano, esta organizaçã­o comerciali­zou ilicitamen­te cerca de 4,5 milhões de cigarros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola