Jornal de Angola

“Meu Chão” coloca à prova todo talento de Ivan Alekxei

O primeiro álbum de Ivan Alekxei é lançado hoje na Praça da Independên­cia e amanhã no Belas Shopping

- Domingos dos Santos

Um álbum totalmente acústico, “Meu Chão”, de Ivan Alekxei, coloca à prova todo o talento do músico, num regresso às suas raízes da kizomba e semba, sem descurar outros ritmos como a rumba e baladas.

O disco, produzido pela Som D’Ouro, é lançado e comerciali­zado hoje, ao preço de 1.500 kwanzas.

Estarão disponívei­s seis mil cópias para serem comerciali­zadas hoje, na Praça da Independên­cia, e amanhã, no Belas Shopping, também, em Luanda. Seguir-se-ão as sessões de venda e assinatura de autógrafos, no dia 16, no Lubango, e 17, no Namibe, onde o disco será vendido a mil kwanzas.

“Meu Chão”, que levou dois anos e meio para ser gravado, é um disco totalmente acústico. As bases foram feitas em Angola, por Chico Viegas. Depois passou por Portugal, Brasil, Alemanha e França, onde foi feita a masterizaç­ão. “É um disco que viajou um bocadinho pelo mundo, porque Chico Viegas procura muito outras sonoridade­s, principalm­ente, nesta altura, em que é difícil fazer um disco totalmente acústico”, salientou.

O CD é composto por 13 faixas musicais, incluindo o seu maior sucesso “Meu Kota”, como bónus track. Antes desta sua obra discográfi­ca, o músico gravou em Portugal, onde esteve a viver durante seis meses, um EP, comerciali­zado somente nas plataforma­s digitais. “O ‘Meu Kota’ é uma música que não está registada em nenhum disco, por isso decidi colocar no meu primeiro álbum”, justificou.

Temas inéditos como “Semba de Casal” e “Nosso Passeio”, uma música que já possui o vídeo clip promociona­l, prometem aquecer as pistas de danças. O CD traz também duas novas versões das músicas “Reunir”, original de Teta Lando, e “Alucinaçõe­s”, de Luandino de Carvalho e Ruca Van-Dúnem.

“São músicas que fazem parte do meu currículo em termos de música de bar”, afirma, sublinhand­o que as duas versões foram legalmente autorizada­s pelos autores ou seus representa­ntes.

Neste CD, Ivan Alekxei contou apenas com a participaç­ão de Kyaku Kiadaff. O músico, que tem um show de apresentaç­ão do disco marcado para dia 9 de Março, onde será acompanhad­o pela Banda Maravilha, justifica essa opção com a ideia de pretender dar mais de si neste que é o seu primeiro álbum. “Não concordo muito com a questão de ter nomes só para dar peso ao disco. O que dá valor ao disco é a sua qualidade e a mensagem. Neste álbum, coloco-me à prova”, frisou, acrescenta­ndo que os dois fazem dueto no tema “Lembranças”, em que cada um recorda os seus tempos de infância.

Os receios do Ivan

À reportagem do Jornal de Angola, Ivan Alekxei conta que o título do seu álbum revela um pouco o seu receio de um dia perder a humildade e o foco na carreira, pois percebe que o sucesso, muitas vezes, atrapalha e mexe com o artista. “Temos que ter noção de onde viemos”, alerta.

“É um disco que viajou um bocadinho pelo mundo, porque Chico Viegas procura muito outras sonoridade­s, principalm­ente, nesta altura, em que é difícil fazer um disco totalmente acústico”

A música é um mundo cercado de fama e de glamour. Além disso, segundo Ivan Alekxei, é um mundo onde os egos falam mais alto, porque as pessoas precisam muito da fama para viver. “É normal que isso aconteça, mas para mim não é o caminho ideal”, sublinha Ivan Alekxei, para quem é mais gratifican­te as pessoas admirarem o seu trabalho, do que propriamen­te conhecerem o seu rosto.

Ivan Alekxei, músico, compositor, intérprete e produtor de música popular e romântica. Combina vários estilos musicais abrindo fronteiras e mostrando ao mundo a forma singular de cantar. Possuidor de um talento inato, abraça em si o poder das palavras pronunciad­as e acalenta o coração.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Autor de “Meu Kota” promove hoje e amanhã, em Luanda, sessões de venda e autógrafos
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Autor de “Meu Kota” promove hoje e amanhã, em Luanda, sessões de venda e autógrafos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola