Jornal de Angola

Terceira “saga” de Regina chega terça-feira às bancas

-

A viajem pelo quotidiano de uma criança, na sua relação com o núcleo que a rodeia, particular­mente o diálogo mantido com a mãe em diversos momentos, é o foco do livro de banda desenhada Regina III, a ser lançado terça-feira, às 10h00, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

Elaborado por Fátima Fernandes e Altino Chindele (ilustração), o livro infantojuv­enil sai a público com a chancela da Editora Acácias, que realiza a cerimónia de lançamento em parceria com o Instituto Camões.

Segundo Hélder Simbad, que escreveu o prefácio, “a verdade é que o ‘Regina’, obra que se vai construind­o como uma ‘saga’, impõe desafios a qualquer crítico, ou eventualme­nte estudiosos especializ­ados em literatura para crianças, na medida em que se apresenta como uma obra que, à partida, é taxada para crianças, mas que transpõe a fronteira da idade, podendo ser apreciada por qualquer leitor - independen­temente do nível etário”.

Hélder Simbad continua: “Quem, desanimado, resistiria ao humor de uma criança como a ‘Regina’, esta personagem ‘redonda’, de forte densidade psicológic­a, imprevisív­el, traquina, questionad­ora, afável e, acima de tudo, criança? Abrimos um parêntesis para nos solidariza­rmos com todos os que se fizeram precoces na vida, por razões várias. É importante ser-se criança, porque é o único momento da vida durante o qual somos seres celestes.”

O livro embora seja a protagonis­ta uma criança de quatro anos a caminhar para os cinco; no âmbito da recepção literária, mostra que os resultados poderão ser adversos ao principal desígnio da “Literatura para Criança” (educar).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola