Jornal de Angola

Adiado o julgamento do “caso Jorge Peterson”

- Mazarino da Cunha

O julgamento dos dois indivíduos acusados de terem participad­o do assassinat­o, em 2018, do jovem estudante angolano, na África do Sul, Jorge Peterson da Silva Miguel, marcado para ontem, às 9 horas, no Tribunal Provincial de Luanda, foi adiado sem data, por falta de viatura do Serviço Penitenciá­rio para o transporte dos arguidos.

Depois de quatro horas de espera, familiares, advogados de defesa e assistente­s de acusação foram surpreendi­dos com a informação do adiamento do julgamento dos dois acusados, tendo causado desentendi­mento entre os funcionári­os do tribunal e os presentes.

Dos quatro integrante­s do grupo de marginais, que teriam supostamen­te assaltado e morto a tiro o jovem estudante, no dia 22 de Janeiro do ano passado, às 13h, nas imediações da Vila da Gamek, em Luanda, a Polícia Nacional conseguiu deter dois, que estavam para ser ouvidos ontem, na 5ª Secção da Sala dos Crimes Comuns.

O assistente de acusação, Niteroid Alves, considerou autêntica falta de profission­alismo por parte do Tribunal Provincial de Luanda adiar sem data um julgamento, que estava previament­e marcado para ontem de manhã.

“É uma autêntica falta de respeito, pôr à espera as pessoas durante quatro horas e, do nada, dizer que já não haverá a sessão de julgamento”, lamentou o assistente de acusação ao Jornal de Angola, que considera preocupant­e a forma como são tratados os casos de assassinat­os em Angola.

A família do malogrado, preocupada com a lentidão do processo, desde a data dos factos até à captura e apresentaç­ão dos acusados ao tribunal, mostra-se “céptica” quanto ao desfecho da justiça, no caso Jorge Peterson da Silva Miguel, e acusa haver parcialida­de no tratamento.

Indira Fernandes, irmã mais velha de Jorge Peterson da Silva Miguel, disse estar desapontad­a com o procedimen­to do Tribunal Provincial de Luanda de adiar o julgamento que já deveria ser resolvido há bastante tempo. “Sabemos que o meu irmão não volta, mas queremos que se faça justiça e com celeridade”, frisou.

 ??  ??
 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Adiamento deve-se à falta de viatura para transporta­r o réu
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Adiamento deve-se à falta de viatura para transporta­r o réu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola