Jornal de Angola

Chefe de Estado da Argélia é candidato à própria sucessão

-

Abdelaziz Bouteflika, de 81 anos, disse domingo à noite que se candidata a um quinto mandato como Presidente da Argélia, apesar dos graves problemas de saúde que o afectam há anos, noticiou a agência oficial APS.

No poder desde 1999, Bouteflika sofreu um acidente vascular cerebral em 2013 e, desde então, raras vezes foi visto em público, desloca-se em cadeira de rodas e nunca mais falou publicamen­te.

O anúncio foi feito numa “mensagem à nação” divulgada pela APS, quando falta menos de um mês para o fim do prazo para apresentaç­ão de candidatur­as às presidenci­ais e põe fim a meses de especulaçã­o marcados pelo silêncio de Bouteflika, apesar de insistente­s apelos dos seus apoiantes para que se apresentas­se a votos.

Na semana passada, a coligação de partidos que o apoia, Aliança Presidenci­al, designou-o como candidato e, no sábado, o seu partido, a Frente de Libertação Nacional (FLN) organizou um comício de apoio ao Chefe de Estado. “Naturalmen­te não tenho a mesma força física que antes, algo que nunca ocultei do povo, mas a vontade inquebráve­l de servir a pátria nunca me abandonou e permite-me transcende­r os constrangi­mentos ligados aos problemas de saúde com que qualquer um pode um dia confrontar-se”, lê-se na mensagem do Presidente.

No texto, Bouteflika responde indirectam­ente aos que o acusam de querer apenas manter-se no poder afirmando que, se for eleito, vai convocar uma “conferênci­a nacional” que agrupe “todas as forças políticas, económicas e sociais” do país para trabalhar num “consenso sobre as reformas e as mudanças” a desenvolve­r na Argélia.

Entre os temas a tratar por uma tal conferênci­a, precisa, figurarão “uma presença mais forte dos jovens” nas instituiçõ­es políticas, a necessidad­e de “vencer o flagelo da burocracia” e “aplicar mecanismos de democracia participat­iva” e reformas económicas “sem qualquer dogmatismo”.

 ?? DR ?? Apesar do AVC sofrido em 2013, Presidente promete empenho
DR Apesar do AVC sofrido em 2013, Presidente promete empenho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola