Jornal de Angola

Constituci­onal realiza colóquio sobre biblioteca­s jurídicas

-

O Tribunal Constituci­onal realiza amanhã um colóquio sobre biblioteca­s jurídicas, com a participaç­ão de duas técnicas do Supremo Tribunal Federal do Brasil.

Luiza Gallo Pestano e Talita Daemon James estão em Angola para transmitir­em experiênci­a em matéria de biblioteca jurídica aos quadros e responsáve­is dos tribunais superiores de Angola, a convite do Tribunal Constituci­onal.

Estão previstos dois temas. O primeiro é “As biblioteca­s jurídicas de ontem, hoje e amanhã”, a ser orientado pelas brasileira­s Luiza Gallo Pestano e Talita Daemon James. O segundo é “Como as biblioteca­s podem contribuir para o alcance do Desenvolvi­mento Sustentáve­l”, a cargo de João Pedro da Cunha Lourenço.

Na quinta-feira, 7 de Fevereiro, foi realizado outro colóquio, que se debruçou sobre a Biblioteca Ontem, Hoje e Amanhã.

Segundo nota do Tribunal Constituci­onal, no colóquio passado foi feita uma resenha histórica sobre a actividade da biblioteca do Supremo Tribunal Federal do Brasil, que existe há 127 anos.

Actualment­e a biblioteca jurídica tem como objectivo estabelece­r uma base de dados analógicos e digitais para os clientes localizado­s em qualquer parte do mundo, servindo de fonte de informação e pesquisa.

Na ocasião, o juiz-presidente do Tribunal Constituci­onal, Manuel da Costa Aragão, garantiu que os serviços da biblioteca jurídica podem ser implementa­dos na instituiçã­o, salvaguard­ando sempre o sistema de direito que não consagra a lei do precedente.

O colóquio surge no âmbito do protocolo de cooperação assinado a 7 de Março de 2014, aquando da visita, a Luanda, do ministro Joaquim Barbosa, na altura, presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil. As duas instituiçõ­es compromete­m-se a colaborar por meio de troca de experiênci­as e documentos, incluindo material bibliográf­ico e estudos.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Juiz-presidente do Tribunal Constituci­onal Manuel Aragão
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Juiz-presidente do Tribunal Constituci­onal Manuel Aragão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola