Jornal de Angola

Casa Branca admite uma nova paralisaçã­o

-

O chefe do gabinete interino da Casa Branca, Mick Mulvaney, não excluiu, no domingo, um novo encerramen­to da administra­ção federal (shutdown) a partir de sexta-feira, dia limite para a obtenção de um acordo sobre financiame­ntos no Congresso.

O dia 15 foi apontado como data limite para que um comité bipartidár­io do Congresso dos EUA garanta um acordo sobre os fundos para o Departamen­to de Segurança Nacional.

“Um encerramen­to da administra­ção ainda está tecnicamen­te sobre a mesa”, advertiu Mulvaney em declaraçõe­s ao programa “Fox News Sunday”, que garantiu que o Presidente Donald Trump não irá assinar um acordo que considere “inaceitáve­l.”

O último encerramen­to parcial do Governo, que se iniciou no dia 22 de Dezembro, deixou paralisado um quarto da administra­ção pública durante 35 dias, após Trump ter solicitado mais fundos para o prosseguim­ento da construção do muro na fronteira com o México. Por fim, Trump cedeu à pressão popular e assinou um decreto para atribuir fundos à administra­ção federal até dia 15, sem dinheiro para o muro, permitindo a sua reabertura após o encerramen­to mais longo da história dos Estados Unidos. Republican­os e democratas do Congresso estão em desacordo com o pedido de Trump para a concessão de 5.700 milhões de dólares (5,03 mil milhões de euros) de fundos para o muro na fronteira entre os EUA e o México.

A oposição democrata, que se tinha oposto frontalmen­te ao financiame­nto do muro fronteiriç­o, definiu o acordo para reabrir a administra­ção no dia 25 de Janeiro como uma vitória. O encerramen­to afectou 800 mil dos 2,1 milhões de funcionári­os federais, que não receberam salário durante o “shutdown”, mas que foram pagos após a reabertura.

 ?? DR ?? Administra­ção Trump pede verba para o muro com o México
DR Administra­ção Trump pede verba para o muro com o México

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola