Jornal de Angola

Seul espera progresso nas negociaçõe­s de paz

-

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, considerou ontem que o anúncio da segunda cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un constitui um “progresso notável” nas negociaçõe­s para paz na península coreana, apesar das dúvidas sobre a desnuclear­ização.

“Para nós, a era da paz e da prosperida­de na península [coreana] aproxima-se”, indicou Moon Jae-in reconhecen­do, no entanto, que ainda há “muitas dúvidas sobre se a desnuclear­ização da península coreana e o processo de paz podem ser completado­s com sucesso.”

Donald Trump e Kim JongUn encontrara­m-se pela primeira vez em Junho de 2018, em Singapura, numa cimeira que serviu para os dois líderes anunciarem o início de uma nova fase de relações diplomátic­as e para o Presidente norte-coreano se compromete­r a suspender os programas nucleares.

O Presidente dos Estados Unidos e o líder norte-coreano devem reunir-se em Hanói, capital do Vietname, em 27 e 28 deste mês.

Segundo a agência de notícias France Press, Pyongyang ainda não confirmou a realização da reunião.

Por seu turno, o Presidente dos Estados Unidos anunciou, no sábado, a capital do Vietname como o local da cimeira com o líder da Coreia do Norte e afirmou que Pyongyang “tornar-se-á numa grande potência económica.”

As duas Coreias e Washington continuara­m as suas discussões sobre o assunto porque “têm uma sólida confiança na direcção que a história deve tomar”, salientou o Presidente sul-coreano.

O líder sul-coreano expressou a sua gratidão a Donald Trump e a Kim Jong-Un pelos seus “esforços diplomátic­os corajosos sem precedente­s”, acrescenta­ndo que estavam a passar por um “oceano de profunda desconfian­ça.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola