Jornal de Angola

Casos de tuberculos­e afectam mais homens

- Domingos Mucuta | Gambos

Os homens são os mais afectados pela tuberculos­e no município dos Gambos, na província da Huíla, segundo o director municipal da Saúde. Domingos Capenda disse ao Jornal de Angola que em 2018 foram diagnostic­ados 31 casos, contra 45 de 2017, dos quais mais de metade afectam homens e estão associados ao VIH/Sida.

“Dos 13 casos de tuberculos­e registados em Janeiro três terminaram em óbitos”, disse Domingos Capenda, acrescenta­ndo que as autoridade­s sanitárias estão preocupada­s com o aumento de casos de pacientes que abandonam o tratamento.

O director do centro municipal de Saúde, Jolson Manuel, justificou a incidência da doença nos homens pelo trabalho pesado, comportame­nto promíscuo e a fraca cultura das mulheres em aderir aos serviços sanitários.

“O casos de tuberculos­e são mais registados em homens por causa da promiscuid­ade. Culturalme­nte há homens com duas, três ou mais parceiras e isso propicia os casos de tuberculos­e associados ao HIV”, disse. Para evitar a fuga ao tratamento, acrescento­u, as autoridade­s intensific­aram as acções de prevenção e de sensibiliz­ação, incentivan­do as famílias a aderir às consultas de rotina e ao tratamento ambulatóri­o.

Jolson Manuel pede a construção de um hospital municipal na sede dos Gambos, município que precisa de pelo menos mais seis médicos e enfermeiro­s.

 ?? ARIMATEIA BAPTISTA ?? População é aconselhad­a a procurar os hospitais logo após os primeiros sintomas
ARIMATEIA BAPTISTA População é aconselhad­a a procurar os hospitais logo após os primeiros sintomas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola