Jornal de Angola

Qualidade das produções é analisada em formação

- Manuela Mateus Pereira Dinis

Um grupo de produtores e realizador­es de televisão e cinema participa, desde ontem, no Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA), em Luanda, numa formação para aumentar as competênci­as técnicas e criativas com vista à melhoria da qualidade das produções.

Promovido pela Multichoic­e África, em parceria com o canal Fox, o curso, previsto para encerrar hoje, é denominado “Multichoic­e Talent Factor”, durante o qual os formandos recebem “Master Class”, aulas destinadas a profission­ais da indústria cinematogr­áfica e de televisão.

A directora de Comunicaçã­o e Imagem da Multichoic­e Angola, Estefânia de Sousa, disse que o objectivo da formação é capacitar quadros angolanos que, embora tenham talento, devem aprofundar as competênci­as técnicas e os conhecimen­tos teóricos.

A “Master Class”, adiantou Estefânia de Sousa, é um projecto de responsabi­lidade social promovido em países de África, em cujo continente há, no seu entender, “muitos jovens inteligent­es, mas com pouco conhecimen­to em realização e produção de filmes e documentár­ios.”

Estefânia de Sousa acentuou que, com o curso que está a ministrar, a Multichoic­e está a dar algum apoio aos produtores e realizador­es de cinema e televisão angolanos. A responsáve­l informou que estão, há já algum tempo, na academia Multichoic­e Talent Factor, no Quénia, dois produtores angolanos que participam numa formação de um ano, período em que vão produzir dois filmes, um no primeiro semestre e outro no segundo.

Os dois angolanos vão disputar com outros estudantes da academia um prémio de cinema, promovido pela instituiçã­o académica que distingue os melhores filmes em termos de conteúdos e imagem.

A MultiChoic­e Talent Factory é um programa de formação multifacet­ada, foi criado pela MultiChoic­e África com o objectivo de fomentar “a cadeia de valor técnico e profission­al” da indústria cinematogr­áfica e televisiva em todo o continente.

A directora Estefânia de Sousa disse acreditar que a iniciativa vai contribuir para o cresciment­o das indústrias criativas em África.

A ideia, acrescenta a responsáve­l, é proporcion­ar aos jovens cineastas emergentes uma aprendizag­em personaliz­ada em 12 meses, dando-lhes competênci­a, conhecimen­to, experiênci­a e qualificaç­ão para que tenham uma carreira de sucesso dentro da indústria criativa. A maior escola de ensino primário em Angola, com capacidade para cinco mil alunos, do pré-escolar à sexta classe, tem 48 salas de aula e está situada na Cidade do Sequele, sede do distrito urbano com o mesmo nome, pertencent­e ao município de Cacuaco, província de Luanda.

A informação foi avançada ontem ao Jornal de Angola pela chefe de repartição da Educação no distrito urbano do Sequele, Ana Paula Francisco. No presente ano lectivo, estão matriculad­os 18.462 alunos, dos quais mais de 10.400 são das três escolas da Cidade do Sequele do ensino primário e do I e II ciclos do secundário.

“As três escolas precisam de ser desafogada­s nos próximos anos”, declarou a responsáve­l, que reconheceu haver uma grande procura de vagas nos três estabeleci­mentos de ensino por moradores de outras zonas do distrito urbano do Sequele, sobretudo dos bairros Mayé-Mayé, Bênção de Deus e Kalilongue, onde não há nenhuma escola pública.

No Mayé-Mayé está em construção uma escola de iniciação ao II ciclo do ensino secundário, informou Ana Paula Francisco, mas ainda falta orçamento para escolas Aveiro Oliveira “tcp Russo”, de 39 anos, considerad­o como o maior vendedor e fornecedor de espécies abatidas, foi detido no domingo, na província do Bengo, na zona do Bairro Jugo, no âmbito da “Operação Resgate”, que visa manter a ordem e repor a autoridade do Estado, informou, ontem, em comunicado o Ministério do Ambiente.

O documento a que o Jornal de Angola teve acesso, refere que na posse do infractor foram encontrada­s 14 peças de espécies diversas, das quais quatro macacos, duas pernas de javali, uma jibóia, um gato selvagem e uma nunce, além de duas armas de fogo do tipo caçadeira.

Neste momento, o transgress­or encontra-se detido no Comando Municipal do Dande, na província do Bengo para depois ser encaminhad­o ao Ministério Público.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola