Jornal de Angola

Grupo “Idimakaji” festeja aniversári­o com concerto

O grupo tem procurado divulgar o folclore de forma a deixar um legado importante às gerações vindouras sobre cultura e hábitos angolanos

- Manuel Albano

O grupo Idimakaji realiza hoje, às 16h00, no Bairro Popular, um concerto de confratern­ização para saudar o seu 22º aniversári­o, comemorado no mesmo dia.

Com entradas grátis, no concerto o grupo vai interpreta­r temas do seu vasto repertório, entre sucessos do álbum “Antonica” e alguns temas inéditos, segundo o responsáve­l do grupo, Adão José “Fabião”.

O grupo carnavales­co União Jovens do Mukuaxi, do município da Maianga, além de integrante­s de outros grupos folclórico­s da capital, foram convidados para actuar no mesmo palco.

As músicas do CD “Antonica” interpreta­das em kimbundu retratam aspectos culturais do país, em particular de Catete, Bom Jesus, Mazozo e Kabala, e resultam de um trabalho de investigaç­ão sobre o semba, rebita e kabetula.

“O grupo tem divulgado a música folclórica de forma a deixar um legado sobre a nossa cultura para as gerações vindouras”, disse Adão José “Fabião”, também executante de dikanza.

Embora enfrente dificuldad­es financeira­s, o segundo trabalho discográfi­co, intitulado Kadia Pemba, está em fase de produção. O CD de 12 faixas conta com as participaç­ões de Dom Caetano, Dionísio Rocha e do grupo carnavales­co União Jovens do Mukuaxi. As canções do grupo abordam a delinquênc­ia juvenil, a infidelida­de e a preservaçã­o do património público, entre outras questões.

O grupo foi fundado a 12 de Fevereiro de 1997. Em 2002, gravou o primeiro CD nos estúdios do T Pilardes, em Luanda.

Participou em várias actividade­s culturais e festivais no país e no estrangeir­o, tendo a última representa­ção internacio­nal acontecido em Novembro de 2010, em Viena de Áustria, Croácia e Eslovénia, no âmbito das comemoraçõ­es dos 35 anos da Independên­cia de Angola.

Faltam incentivos

Adão José “Fabião” manifestou descontent­amento pelo facto de o Idimakaji não ter recebido os subsídios de participaç­ão no espectácul­o de abertura e encerramen­to da segunda edição do Festival Nacional da Cultura (Fenacult), realizado em 2014, sob o lema “A Cultura como Factor de Paz e Desenvolvi­mento”.

Em sentido contrário, o líder do grupo felicitou a organizaçã­o da Trienal de Luanda, a cargo da Fundação Sindika Dokolo, por ter divulgado a cultura angolana. “É um projecto que não deve parar por ser inclusivo e integrar todas as disciplina­s artísticas”, sublinhou.

O Idimakaji é constituíd­o por Adão José “Fabião”(dikanza e coros), António Ornelas “Tony do Hungo” (hungo), Elias Paulo (tambor, baixo e voz), Arnaldo Nzila “Zando” (tambor, voz e baixo) e bailarinas.

 ?? DR ?? Canções do grupo resultam de um trabalho de investigaç­ão sobre o semba e rebita
DR Canções do grupo resultam de um trabalho de investigaç­ão sobre o semba e rebita

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola