Jornal de Angola

Ébola mata mais de 500 pessoas em seis meses

-

Quase 505 das 806 pessoas afectadas pelo vírus ébola morreram desde o início da epidemia a 8 de Agosto de 2018naspro­vínciasdeK­ivuNorte e de Ituri, no leste e nordeste, respectiva­mente, da República Democrátic­a do Congo (RDC), indicou um comunicado do Ministério da Saúde.

Segundo o comunicado, sobre a situação epidemioló­gica nas províncias de Kivu-Norte e de Ituri, 273 pessoas foram curadas, graças ao trabalho dos médicos mobilizado­s contra o flagelo. Dos 806 casos registados há seis meses, 745 foram confirmado­s em laboratóri­o e 61 outros são prováveis.

No entanto, 444 faleciment­os foram registados na categoria dos confirmado­s e 61 dos prováveis.

O mesmo texto informa igualmente que seis novos casos confirmado­s foram registados a 9 de Fevereiro de2019emKa­twa,enquanto três novas mortes de casos confirmado­s foram assinalada­s sábado último, incluindo uma morte comunitári­a em Katwa e duas no Centro de Tratamento de Ébola (CTE) de Butembo, no Kivu-Norte.

A Direcção-Geral de Luta contra o Ébola notou recentemen­te vários casos nas fileiras do exército nacional congolês,na cidade de Butembo, onde dois militares oriundos da zona sanitária de Oicha e que trabalhava­m no aeroporto de Butembo foram identifica­dos como tendo contraído a doença.

A vacina rVSV-ZEBOV continua a ser a única utilizada contra o vírus ébola, após aprovação pelo Comité de Ética na sua decisão de 19 de Maio de 2018.

 ?? DR ?? Aumento de número de mortos na RDC gera preocupaçã­o
DR Aumento de número de mortos na RDC gera preocupaçã­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola