Jornal de Angola

Primeiro-Ministro pede um ministro do Interior

-

O Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, voltou a pedir ontem a indigitaçã­o de um ministro do Interior para que se possa criar condições de segurança para as eleições legislativ­as, marcadas para 10 de Março.

“Acho que o Presidente deve, comigo, resolver este problema. Eu não tenho objecção nenhuma em que haja um ministro do Interior já, para que possamos criar as condições de segurança para irmos a eleições em sossego”, afirmou Aristides Gomes. O Primeiro-Ministro confirmou também que já enviou ao Chefe de Estado, José Mário Vaz, uma proposta com um nome.

No início de Novembro do ano passado, o Presidente guineense, José Mário Vaz, exonerou o ministro do Interior, Mutaro Djaló, a pedido do Primeiro-Ministro, depois da violência usada pela Polícia do país para dispersar uma manifestaç­ão de estudantes, com recurso a bastões e granadas de gás lacrimogén­eo.

Na altura, o comissário nacional da Polícia guineense, Celso de Carvalho, disse que não autorizou o uso de força contra os jovens e que nem sabia da organizaçã­o da manifestaç­ão.

Sobre os incidentes registados na última sexta-feira, na capital guineense, o Primeiro-Ministro disse que se a “Polícia tivesse feito um trabalho como fez anteriorme­nte, não teria havido prejuízos como os que se registaram nos últimos dias na capital do país.”

“É preciso que a Polícia Nacional a partir de hoje faça o seu trabalho de persuasão, de criação de condições para que as pessoas se manifestem livremente, mas que não tenham a possibilid­ade de estragar os bens do país”, afirmou.

Na passada sexta-feira, uma manifestaç­ão de estudantes culminou em distúrbios e actos de vandalismo contra viaturas e vários edifícios, que a Polícia, o Governo e a sociedade civil consideram terem sido feitos por infiltrado­s. A Guiné-Bissau realiza eleições legislativ­as a 10 de Março.

 ?? DR ?? Aristides Gomes pediu a demissão do anterior ministro
DR Aristides Gomes pediu a demissão do anterior ministro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola