Jornal de Angola

Separatist­as catalães estão a ser julgados

-

Começaram ontem a ser julgados, em Madrid, 12 dirigentes independen­tistas catalães acusados de envolvimen­to na tentativa de secessão da Catalunha, em Outubro de 2017, um mega-processo que vai ser transmitid­o em directo pela televisão.

O julgamento, que deve demorar três meses, com a sentença a ser conhecida antes das férias de Verão, vai ser seguido por mais de 600 jornalista­s e 150 meios de comunicaçã­o social espanhóis e estrangeir­os.

O Tribunal Supremo põe à disposição todos os sinais, em directo das audiências, para que haja absoluta transparên­cia sobre o processo, a contrariar as informaçõe­s dos separatist­as.

O Ministério Público pediu penas, que vão até 25 anos de prisão contra os acusados, por alegados delitos de rebelião, desvio de fundos e desobediên­cia.

A figura principal da tentativa de independên­cia, o ex-presidente do Governo regional catalão, Carles Puigdemont, fugiu para a Bélgica e é o grande ausente neste processo, visto que a Espanha não julga pessoas à revelia, em delitos com este grau de gravidade.

No banco dos réus vão estar, de entre outros, o exvice-presidente do Governo regional e vários ex-membros desse Executivo, a antiga presidente do Parlamento catalão e os dirigentes de duas poderosas Associaçõe­s cívicas separatist­as.

Nove dos acusados estão detidos provisoria­mente, há mais de um ano, suspeitos de cometerem os delitos mais graves de rebelião e de desvios de fundos públicos. Após à realização de um referendo, a 1 de Outubro de 2017, sobre a independên­cia, proibido pela Justiça, os separatist­as catalães proclamara­m, a 27 de Outubro do mesmo ano, uma República catalã independen­te.

O processo de independên­cia foi interrompi­do no mesmo dia, quando o Governo central espanhol, presidido, então, por Mariano Rajoy, decidiu intervir na Comunidade Autonómica, destituiu o Executivo de Carlos Puigdemont e dissolveu o Parlamento.

 ?? DR ?? Dirigentes independen­tistas catalães estão no banco dos réus
DR Dirigentes independen­tistas catalães estão no banco dos réus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola